terça-feira, 25 de novembro de 2014

Study Investigates How Men and Women Adapt Differently to Spaceflight

In 2011, a report from a National Academy of Sciences’ decadal survey emphasized the need to examine and understand the influences that sex and gender have on physiological and psychological or behavioral changes that occur during spaceflight. In response, NASA and NSBRI assembled six workgroups to investigate and summarize the current body of published and unpublished human and animal spaceflight research data. The groups focused on cardiovascular, immunological, sensorimotor, musculoskeletal, reproductive and behavioral implications on spaceflight adaptation for men and women. In June 2013, NASA and NSBRI hosted a virtual workshop to present the groups’ findings. The Journal of Women's Health published the manuscripts in the Nov. 2014 issue, available here.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Soaring Over Titan: Extraterrestrial Land of Lakes


Could We Actually Live On Mars?


This week in science


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cats and Chemistry :)


Chemistry meets Physics


domingo, 16 de novembro de 2014

Große Physik ganz klein


Manche Experimente sind schlicht undurchführbar: Für die einen müsste der weltgrößte Teilchenbeschleuniger noch hundertmal größer sein, für andere bräuchte man gar ein Schwarzes Loch. Doch es gibt analog funktionierende Systeme, die auf einen Labortisch passen und trotzdem Erkenntnisse versprechen. Mehr lesen.

Leonids Above Torre de la Guaita

Image Credit & Copyright: Juan Carlos Casado (TWAN)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Estreia espacial: missão Rosetta poisa hoje num cometa



O módulo Philae, que nos últimos dez anos viajou através do espaço agarrado à sonda Rosetta, foi acordado com êxito na segunda-feira, pelos controladores do ESOC, o centro de controlo da ESA, a agência espacial europeia, em Darmstadt, na Alemanha. Hoje, se não houver más surpresas, o pequeno módulo de aterragem da missão, com os seus cem quilos de sensores e instrumentação científica, vai protagonizar uma manobra arriscada, e nunca antes tentada: a primeira aterragem de sempre de um engenho espacial na superfície de um cometa, o Tchourioumov-Guérassimenko. Ler mais.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ALMA revela a melhor imagem do nascimento de planetas

 Astrónomos capturaram a melhor imagem da formação de planetas à volta de uma jovem estrela com o ALMA, o Atacama Large Millimeter Array, um poderoso telescópio localizado no deserto de Atacama, Chile.
A imagem mostra a formação do disco protoplanetário à volta de HL Tau, uma estrela parecida com o nosso Sol, localizada a 450 anos-luz da Terra, na constelação de Touro. No disco são visíveis anéis brilhantes, separados por espaços. Ler mais.

Até ao infinito e mais além



Quando é que, enquanto espectadores, deixámos de ter a capacidade de nos maravilhar, de ver as coisas sem segundas intenções, sem pensarmos duas vezes se “gostamos” se “não gostamos”, se “seguimos” ou se “amigamos”? Quando é que perdemos aquele olhar, arregalado, deslumbrado, que tivemos perante o desconhecido, o nunca visto? Será que é ainda sequer possível recuperá-lo?
É a pergunta que faz Christopher Nolan em Interstellar e, para lá de toda e qualquer opinião que se possa ter sobre o filme, é essa a chave que “abre” o “hiper-cubo” de leituras que ele permite. Não é por acaso que a viagem interestelar que lhe está no centro é uma “última oportunidade” para uma Terra moribunda, que parte em direcção de um território onde só se chega transgredindo as leis tradicionais da física. Ler mais.

terça-feira, 4 de novembro de 2014