segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Just imagine


Smartphone


Thanks for the inspiration and the habilty to dream


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Wiggle in the Gravel

This set of images shows the movement of the rear right wheel of NASA's Curiosity as rover drivers turned the wheels in place at the landing site on Mars. Engineers wiggled the wheels as a test of the rover's steering and anticipate embarking on Curiosity's first drive in the next couple of days. This image was taken by one of Curiosity's Navigation cameras on Aug. 21.
 

Clouds Near the Edge of Space


Poker um Europas neue Lastenrakete

25 Jahre nach dem Beschluss zum Bau der Ariane 5 steht jetzt das Schicksal von Europas Lastenrakete auf dem Spiel. Die Mitgliedsländer der Europäischen Weltraumbehörde Esa wollen im November entscheiden, ob es zur Entwicklung einer neuen Lastenrakete kommt - oder ob die Ariane 5 weiterentwickelt wird. Mehr hier.

NASA dá luz verde à missão para conhecer o interior de Marte

A agência espacial norte-americana deu luz verde para a construção do robô Insight, que vai estudar o interior do planeta vermelho, anunciou a NASA nesta segunda-feira. Quando aterrar em Marte, o Insight (Interior Exploration Using Seismic Investigations, Geodesy, and Heat Transportation) vai medir a actividade sísmica, algo que só foi feito na Terra. A propagação dos sismos revela o interior de um astro, e no caso do nosso planeta ajudou a detectar os limites da crosta, do manto e do núcleo. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 22 de Agosto de 2012)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity aterrou sem problemas em Marte


O robô Curiosity aterrou com sucesso no planeta Marte. O robô da NASA chegou ao Planeta Vermelho às 06h31 desta segunda-feira (hora portuguesa). Pouco depois da aterragem o robô enviou uma primeira fotografia, com uma definição descrita como impressionante, o que suscitou uma segunda explosão de alegria por parte da equipa.

Após a aterragem, o director da missão disse que o Curiosity tinha atingido a superfície de Marte a um suave ritmo de 0,6 metros por segundo. “Estamos novamente em Marte e isso é absolutamente incrível”, disse o administrador da NASA Charles Bolden. “Não podia ser melhor que isto”. Ler mais. (Retirado do Público, 6 de Agosto de 2012)

sábado, 4 de agosto de 2012

Na praia a observar a Lua



Leituras de Verão: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy


Maior robô de sempre desafia atmosfera de Marte

 Na madrugada de segunda-feira todos os olhos vão estar postos em Marte. O robô Curiosity vai atravessar a perigosa atmosfera marciana para iniciar a sua exploração.
“A aterragem do Curiosity é a missão mais difícil que a NASA alguma vez teve na história da exploração planetária robótica”, disse John Grunsfeld, administrador da NASA e antigo astronauta, numa conferência de imprensa. “Apesar de o desafio ser enorme, a capacidade da equipa e a sua determinação dá-me uma grande confiança de que a aterragem será bem sucedida.” Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 4 de Agosto de 2012)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Along The Way

Credit: Jack Fusco

Crossing Saturn's Ring


Leituras de Verão: Um Redemoinho Azul no Rio

Uma nova imagem obtida com o Very Large Telescope do ESO mostra a galáxia NGC 1187. Esta espiral impressionante situa-se a cerca de 60 milhões de anos-luz de distância na constelação do Erídano (O Rio).Observou-se na NGC 1187 duas explosões de supernova nos últimos trinta anos, a última das quais em 2007. Esta nova imagem da galáxia é a mais detalhada obtida até agora. Ler mais.