quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

The Moon Christmas

Kepler descobre primeiros exoplanetas do tamanho da Terra


Chamam-se Kepler-20e e Kepler-20f, e apesar de estarem sujeitos a temperaturas impensáveis são a prenda de Natal dos astrofísicos. Os dois exoplanetas, que giram muito perto da sua estrela mãe, situada a cerca de 950 anos-luz de distância, são os primeiros planetas do tamanho da Terra que foram encontrados fora do nosso Sistema Solar.

“É o início de uma era”, disse Francois Fressin, o primeiro de uma lista extensa de autores que produziu o artigo. O cientista trabalha em Harvard, no Smithsonian Center for Astrophysics, em Massachusetts, Estados Unidos. “Em breve seremos capazes de detectar este tipo de planetas à volta de outras estrelas e a outras distâncias”, disse citado pela Nature num artigo noticioso. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 21 de Dezembro de 2011)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

UNESCO desafia alunos a encontrar soluções para salvar a Terra


A UNESCO acaba de lançar um concurso dirigido às escolas públicas do 1º 2º e 3º ciclo de Lisboa onde os alunos são convidados a encontrar, nos próximos seis meses, soluções para a saúde do planeta Terra. As propostas mais criativas vão constar no último capítulo de uma narrativa intitulada «Terra Vita Sadia». Mais informações aqui.

When does the screen saver come on?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Higgs: His out there

Chuva de estrelas mais potente do ano alcança esta noite o seu máximo esplendor



Esta madrugada, a chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, terá a sua actividade máxima, podendo ser observada até 17 de Dezembro a partir de quase todos os lugares da Terra.
Junte a sua família e olhe para o céu. Verá que vale a pena. :)
Mais informações aqui e aqui.

Just take a moment...



(Sigur Rós - Njosnavelin)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Descobertos os dois maiores buracos negros de sempre


Ficam a centenas de milhões de anos-luz da Terra, em duas galáxias imensas e muito brilhantes. A descoberta foi publicada na Nature por Nicholas McConnell e Chung-Pei Ma, investigadores da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.Um dos buracos negros encontra-se no centro de uma galáxia muito brilhante designada NGC 3842, e tem 9,7 mil milhões de vezes a massa do Sol. O outro pode ser ainda maior. (Retirado do DN, 6 de Dezembro de 2011).

Mais informações aqui.

NASA descobriu novo planeta habitável

A NASA confirmou, esta segunda-feira, a existência de um planeta na zona orbital habitável do sistema planetário Kepler 22, a 600 anos-luz da Terra, no qual poderá haver condições para a formação de água em estado líquido.

Com esta descoberta, sobe para três o número de planetas fora do Sistema Solar em zona orbital habitável. Segundo as agências internacionais de notícias, é a primeira vez que a agência espacial norte-americana confirma a existência de um planeta numa zona orbital habitável fora do Sistema Solar. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 6 de Dezembro de 2011)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Moon