quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cocoon Nebula Wide Field

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Arrábida The Vernal Equinox - Arrábida Nightscape Project

Arrábida The Vernal Equinox - Arrábida Nightscape Project from Miguel Claro.



Espiões já podem usar bactétrias para cifrar mensagens



Bactérias Escherichia coli geneticamente alteradas podem servir comunicações secretas.


A tinta invisível para escrever mensagens secretas já foi um trunfo de espiões - e dos filmes e séries de espionagem de culto - , mas as novas tecnologias não perdoam. O último grito são agora bactérias modificadas para encriptar mensagens, que apenas podem ser decifradas com a combinação certa de luzes e de substâncias químicas. Uma sofisticação digna do CSI, a exigir um laboratório bem apetrechado e conhecimentos de bioquímica, o que também não é para qualquer espião. Mas a ideia e o método para a levar à prática estão publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). (Retirado do DN, 28 de Setembro de 2011)


Portugueses na Ciência

Português decobre novo sensor de glicose

Investigador português distinguido na Escócia

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sand

Yanping Wang, Beijing, China
Mais imagens aqui.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dry Ice Pits on Mars

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CERN surpreendido por ter encontrado partículas mais rápidas do que a luz


Uma “surpresa total”. É assim que os cientistas do CERN descrevem o facto de terem encontrado partículas que, à partida, viajam mais depressa do que a luz. A descoberta ainda não foi confirmada e será sujeita a avaliações independentes, até porque pode pôr em causa a teoria de Einstein, segundo a qual a velocidade da luz é um limite intransponível.
No âmbito da experiência internacional Opera, a equipa de físicos descobriu que os neutrinos - partículas elementares da matéria – percorreram os 730 quilómetros que separam as instalações do CERN (Centro Europeu de Investigações Nucleares) em Genebra do laboratório subterrâneo de Gran Sasso (Itália) a uma velocidade seis quilómetros por segundo mais rápida que a da luz. Esta conclusão surgiu depois de três anos de recolha de dados e da observação de mais de 15 mil neutrinos.

“Este resultado é uma surpresa total”, admitiu Antonio Ereditato, da Universidade de Berna e porta-voz do projecto Opera. “Depois de muitos meses de estudos e de verificações não encontrámos nenhum efeito mecânico, ao nível dos instrumentos, que possa explicar estes resultados”, explicou em comunicado publicado hoje no site do CERN. Ainda assim, os físicos apelam à maior “prudência”, uma vez que as medições ainda não foram verificadas com um sistema completamente diferente. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 23 de Setembro de 2011)

Noite Europeia dos Investigadores 2011


Na noite de 23 de Setembro, por toda a Europa, são organizados eventos em que o público tem a oportunidade de contactar informalmente com os cientistas. A troca de ideias e experiências contribui para a construção de uma imagem da ciência mais próxima do cidadão e para suscitar a curiosidade dos jovens pela investigação enquanto carreira profissional. Mais informações aqui.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Iceland - Aurora Borealis and Milky Way over Glacier Lagoon

Iceland - Aurora Borealis and Milky Way over Glacier Lagoon

CERN's supercollider

What does happen in the CERN's supercollider, in a 15 minutes talk.

Symphony of Science - the Quantum World!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Soyuz TMA-21 regressou à Terra

Descoberto planeta com dois sóis

Astrónomos norte-americanos descobriram um planeta com dois sóis, como o de "A Guerra das Estrelas", divulgou hoje a revista Science, citada pela agência AFP.
Este exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) que gira em torno de dois sóis foi chamado de Kepler-16b e localiza-se a cerca de 200 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,5 mil milhões de quilómetros). Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 16 de Setembro de 2011)

CERN Portuguese Language Teachers 2011/ Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa

Uma semana fantástica na qual os professores portugueses tiveram uma oportunidade única de observar o trabalho desenvolvido no CERN. Óptimas palestras, visitas guiadas muito interessantes e um acesso privilegiado ao melhor da investigação nesta área da Física. Mais informações aqui sobre como concorrer.

Deixo aqui os links do CiênciaHoje e da RTP, que estiveram em Genebra e falaram com os investigadores portugueses sobre o trabalho que estão a desenvolver.


September's Harvest Moon

domingo, 11 de setembro de 2011

On the Origin of Gold

NASA envia duas sondas em direcção à Lua



A agência espacial dos EUA (NASA) enviou hoje em direcção à Lua duas sondas espaciais na primeira missão destinada a medir a gravidade lunar e determinar a matéria no interior do satélite, até ao seu núcleo.Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 10 de Setembro de 2011)