quarta-feira, 30 de março de 2011

Primeira fotografia de Mercúrio tirada a partir da sua órbita


A NASA já recebeu as primeiras fotografias tiradas pela sonda Messenger que está a orbitar Mercúrio. O planeta mais próximo do Sol nunca tinha sido fotografado a partir da sua órbita. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 30 de Março de 2011)

terça-feira, 29 de março de 2011

Astrology :)

sábado, 19 de março de 2011

Lua cheia de sábado à noite vai ser a maior dos últimos 18 anos



A Lua cheia de sábado à noite vai estar especialmente grande. Tão grande que se pode chamar de uma super Lua. Uma conjugação de acontecimentos astronómicos, que não ocorriam desde Março de 1993, vão proporcionar uma Lua 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante.
A explicação para este fenómeno deve-se à órbita da Lua à volta da Terra. Este movimento é elíptico. Ao longo desta órbita o satélite não está sempre à mesma distância do nosso planeta.

Em média, quando a Lua está mais próxima da Terra está a cerca de 363 mil quilómetros. Este ponto chama-se perigeu. Quando está mais longe, está a cerca de 405 mil quilómetros, o apogeu da Lua. No perigeu, o astro está mais próximo de nós cerca de 42 mil quilómetros. Visto da Terra parece 14 por cento maior. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 18 de Março de 2011)

quarta-feira, 16 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Discovery in Twilight

segunda-feira, 7 de março de 2011

NASA diz ter provas de vida fora da terra

Um astrobiólogo da NASA afirmou ter encontrado provas da existência de vida fora da Terra, em fósseis de bactérias encontrados num fragmento de meteorito, de acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Cosmology.

Richard Hoover, investigador da Agência Espacial Norte-Americana, interpreta esta sua descoberta como "um indício de que a vida está distribuída de uma forma mais ampla e que não se restringe em exclusivo à Terra".

O cientista chegou a esta conclusão depois de mais de uma década dedicada a estudar um tipo de meteorito extremamente raro, encontrado em áreas remotas como Antártida, Sibéria e Alasca, susceptível de conter vestígios de água e microorganismos terrestres e extra-terrestres.

Por causa da "natural controvérsia desta descoberta", a direcção da revista Journal of Cosmology convidou mais de cinco mil personalidades da comunidade científica a estudarem o artigo de Richard Hoover e a deixarem o seu comentário. (Retirado do Publico, 7 de Março de 2011)

Old days

quinta-feira, 3 de março de 2011

Supermicroscópio permite observar vírus ao pormenor

Um supermicroscópio, com uma resolução de 50 nanómetros promete revelar um mundo nunca antes revelado pela microscopia. A equipa britânica que o desenvolveu espera usá-lo para observar vírus ao pormenor.
A ordem de grandeza que esta equipa do Centro de Investigação de Processamento laser da Universidade de Manchester fala na Nature Communications é de conseguir uma definição de 50 nanómetros, capaz, dizem à BBC, de por a nu moléculas individuais ou vírus. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 3 de Março de 2011)

Houston, we have a problem...

terça-feira, 1 de março de 2011

Discovery Visits the Space Station

Componente de meteoritos importante para o aparecimento da vida na Terra

A análise de um meteorito mostrou que estas rochas vindas do espaço forneceram quantidades apreciáveis de amónia à Terra, uma molécula fundamental para a formação das moléculas da vida como os aminoácidos ou o ADN. A descoberta foi publicada ontem na revista Proceedings of The National Academy of Science. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 1 de Março de 2011)

Motivation in Work. :)