segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

GLOBE at Night 2011



Participation in the international star-hunting campaign, GLOBE at Night, helps to address the light pollution issue locally as well as globally. This year, 2 sets of campaigns are being offered. For the first campaign from February 21 through March 6, 2011, everyone all over the world is invited to record the brightness of the night sky. The second campaign runs from March 22 through April 4 in the Northern Hemisphere and March 24 through April 6 in the Southern Hemisphere. The campaign is easy and fun to do. First, you match the appearance of the constellation Orion in the first campaign (and Leo or Crux in the second campaign) with simple star maps of progressively fainter stars found. Then you submit your measurements, including the date, time, and location of your comparison. After all the campaign’s observations are submitted, the project’s organizers release a map of light-pollution levels worldwide. Over the last five annual 2-week campaigns, volunteers from more than 100 nations contributed 52,000 measurements, one third of which came from last year’s campaign. Ler o resto da notícia.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Já chegou a nossa estufa!


A nossa escola encontra-se envolvida no projecto "Uma estufa no espaço", da ESA. Os alunos vão acompanhar o crescimento das plantas, comparando os resultados obtidos com as plantas que estão a crescer na Estação Espacial Internacional. Mais informações sobre este projecto aqui.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Maior erupção solar em quatro anos atinge a Terra



O Sol sofreu, na passada terça-feira, a maior erupção dos últimos quatro anos, da classe "X", capaz de provocar falhas nas frequências rádio e longas tempestades magnéticas que afectam as telecomunicações na Terra. As radiações deverão atingir hoje o nosso planeta. Ler o resto da notícia. (Retirado do JN, 17 de Fevereiro de 2011)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Buracos negros

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Supernova Remnant

Productivity

Protótipo de central solar termoeléctrica testado no País

A Siemens vai testar em Portugal, em parceria com a EDP Inovação e a Universidade de Évora, um protótipo de central solar termoeléctrica que utiliza o sal fundido como meio de transferência de calor.
O protótipo foi hoje apresentado na primeira conferência anual da associação Energyin -- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, que está a decorrer em Viseu. João Festas, responsável na Siemens pela área de negócios das energias renováveis e pelo acompanhamento de novas tecnologias da energia, explicou à agência Lusa que a tecnologia que existe atualmente "usa um óleo térmico para fazer o aproveitamento de calor do sol e depois usa sal fundido para fazer armazenamento de energia térmica". O protótipo que vai ser testado em Évora "vai usar já o sal fundido a circular no campo solar para ser diretamente o sal fundido a obter a energia térmica do sol, evitando um meio de permutação de calor", acrescentou. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 12 de Fevereiro de 2011)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Azorean station to track Ariane launch

When ATV Johannes Kepler is lofted into space on 15 February, an ESA tracking station on Portugal's Santa Maria island will watch closely, gathering crucial data as Ariane 5 streaks overhead.
In 2008, the Santa Maria station, located five kilometres from the town of Vila do Porto on the Portuguese island of Santa Maria, in the Azores, became the latest station to join ESA's global ESTRACK tracking network. Santa Maria's 5.5 m-diameter antenna provides crucial tracking services for Ariane 5 rockets as they boost Europe's Automated Transfer Vehicles (ATVs) into orbit. Ler o resto da notícia.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Investigadores portugueses criam novo método para datar árvores centenárias

As oliveiras antigas, basta terem mais de 150 anos, ficam com o tronco oco. Sem a parte mais antiga para contar os anéis de crescimento ou fazer uma datação com carbono 14, André Soares dos Reis, proprietário de uma empresa que vende oliveiras ornamentais, estava a ver-se confrontado com um problema: como garantir aos clientes a idade das oliveiras antigas?
Para tal, a equipa teve de estudar os padrões de crescimento da oliveira, no clima português, e usou uma abordagem que faz lembrar as matrioskas, as bonecas russas que vão saindo umas de dentro das outras, na questão dos troncos ocos. "Partimos progressivamente de árvores maiores para mais pequenas, que tinham a parte central do tronco intacta, para estudar o crescimento desta espécie. Nessas árvores, já podíamos contar os anéis e sabíamos a sua forma e dimensão."

Com esses dados, fez-se um modelo matemático, que relaciona a idade, para esta espécie, em condições mediterrânicas, com características do tronco como o perímetro e o raio. Ficou então a saber quantos anos têm de passar até uma oliveira atingir certa dimensão. "Depois de termos esta função, sabe-se a idade de qualquer árvore. Basta medi-la e introduzir os dados num programa de computador." Ler o resto da notícia. Retirado do Público, 7 de Fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fotos da NASA permitem ver todas as faces do Sol a partir de hoje

A partir de hoje, os astrónomos poderão saber o que se passa em tempo real em toda a superfície do Sol. Duas sondas da NASA estão em lados opostos da estrela e tiram fotografias que dão um panorama total do astro. Ler o resto da notícia. Retirado do Público, 6 de Fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

The Jets of Enceladus

Kepler-11a: a estrela com cinco planetas mais próximos que Mercúrio do Sol


Chama-se Kepler-11 e está a 2000 anos-luz de nós. Mas mesmo assim, o telescópio Kepler conseguiu identificar à sua volta seis planetas junto à estrela, cinco dos quais estão tão próximos que completam uma volta em menos de 50 dias (Mercúrio demora pouco menos de 88 dias para completar o seu ano). A descoberta é publicada hoje na edição online da revista Nature. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 3 de Fevereiro de 2011)
Mais informações aqui.

Work space

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Moon and Venus Over Switzerland

Playing with chemistry :)