quinta-feira, 21 de julho de 2011

Descoberta nova lua em Plutão

Mesmo despromovido da sua anterior condição de planeta, Plutão, que é agora um planeta-anão, continua a dar alegrias aos cientistas. Graças ao telescópio espacial Hubble, os astrónomos descobriram mais uma lua de Plutão, a quarta. Temporariamente designada P4 (P de Plutão, 4 por ser a quarta lua), este novo corpo celeste nos confins gelados do sistema solar vem juntar-se às outras três luas conhecidas na órbita de Plutão: Charon, Hydra e Nix.

Esta P4 é a lua mais pequena das quatro, com um diâmetro para já estimado entre os os 13 e os 34 quilómetros. Charon, a maior das quatro, tem mil quilómetros de diâmetro. Já Nix e Hydra têm respectivamente 32 e 113 quilómetros de diâmetro.

A descoberta foi feita pelo telescópio Hubble, durante observações realizadas no início deste mês, no âmbito de um programa de observação sistemática daquele longínquo planeta-anão que está a preparar a missão da NASA New Horizons, com viagem marcada para lá em 2015. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 21 de Julho de 2011)

Sem comentários: