quarta-feira, 28 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

Guia interactivo de energias

Agora que se aproxima o teste deixo aqui um link para mais informações sobre as diferentes fontes de energia.

Energias renováveis no dia-a-dia

Vídeo do programa O planeta agradece, da RTP1, que fala da utilização das energias renováveis no dia-a-dia.

Construir circuitos eléctricos

Uma simulação que permite construir circuitos eléctricos, utilizando os diferentes componentes que os constituem.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

Aurora Borealis

Linda Drake suportou temperaturas de vinte graus negativos em Manitoba, Canadá, para obter estas imagens surpreendentes. Mais sobre as auroras boreais aqui.


A razão porque ainda não se encontrou vida em Marte

sábado, 17 de abril de 2010

NGC 4651: The Umbrella Galaxy

Escola EBI/JI de Montenegro na Final Nacional das Olimpíadas da Química Júnior

A escola participou, no dia 17 de Abril, com duas equipas na fase regional das Olimpíadas da Química Júnior, na Universidade do Algarve. Uma das equipas participantes conquistou o primeiro prémio: parabéns Ana, Jéssica e Sofia.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Corrigir ou não corrigir os erros?

Todos os dias ouvimos e lemos erros inacreditáveis. Mas há situações em que a verdade não ajuda... :)

Nuvem de cinzas pode originar um pôr-do-sol vermelho

Segundo David Rotery, a erupção do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia atingiu o clímax ontem formando uma coluna de cinzas que percorreu cerca de 11 km da atmosfera. A grande massa de partículas rochosas concentrou-se primeiramente na Escandinávia mas alastrou-se a outros países como o Reino, Unido e Canadá. "Não é uma nuvem densa, e é provável que não se consiga ver do chão, mas vamos assistir a uma pôr-do-sol vermelho espectacular ao final do dia", afirmou David Rothery. Mais informações aqui.
Veja a animação com o movimento da nuvem de cinzas aqui.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Baby stars

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mais uma segunda-feira...

O elemento 117 do quadro de Mendeleïev

Investigadores russos e norte-americanos desenvolveram um novo elemento químico – o 117 –, que permitirá uma série de novas descobertas. A representação da novidade no quadro de Mendeleïev (tabela periódica) vem ocupar o espaço em branco na sétima fila, junto dos elementos ‘pesados’, aqueles com massa atómica elevada. Após as recentes descobertas dos 113, 114, 115, 116 e 118, o 117 permanecia ausente.
A equipa do Instituto de Investigação Nuclear (JINR), de Dubna, na Rússia; e nos EUA, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore e do Laboratório Oak Ridge, observou o elemento ao longo de uma experiência levada a cabo com um acelerador de partículas do Dubna, onde outros também foram descobertos.
Para o 92, o urânio, cujo estado natural tem 92 protões, os físicos tiveram de fabricar novos elementos pesados através de colisões provocadas. O 117 (que não existe na natureza) foi o último a preencher a lista devido ao facto de a preparação da experiência apresentar certas dificuldades. Foi encontrado ao manipular átomos de cálcio e berquélio. Ler o resto da notícia. (Retirado de CiênciaHoje, 12 de Abril de 2010)
Mais informações aqui.

domingo, 11 de abril de 2010

Mês Mundial da Astronomia


Este é o Mês Mundial da Astronomia (sigla GAM em inglês), Abril, e os Astrónomos Sem Fronteiras (sigla AWB em inglês) desenvolveram programas globais, dos quais toda a gente pode fazer parte. Astrónomos amadores e profissionais, educadores e entusiastas de todo o mundo podem escolher entre astrofestas, contagens de meteoros, eventos dedicados ao Sol, à Lua e a Saturno, campanhas contra a poluição luminosa, encontros virtuais com astrónomos famosos, observações remotas de exoplanetas e muito mais. Para saberes mais sobre as actividades que se vão realizar vai até aqui.

Vénus está em actividade

A missão espacial europeia Venus Express revelou que o planeta Vénus está geologicamente activo ao identificar correntes de lava relativamente recentes, pela forma como emitem radiação infravermelha, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
Esta evidência resulta da existência de diferenças de composição de várias áreas da superfície do planeta, em três regiões vulcânicas do mesmo. Os dados foram coligidos pelo espectrómetro térmico VIRTIS da sonda Venus Express, que tem estado a orbitar Vénus desde Abril de 2006. Ler o resto da notícia. Mais informações aqui.


Spitzer's Orion

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Após a passagem do Discovery

Coloca o teu nome no espaço!

Queres colocar o teu nome no espaço? Para acrescentar o teu nome num microchip, que irá ser enviado para o espaço no satélite Glory, em Outubro de 2010, vai até aqui.

iPad


quinta-feira, 8 de abril de 2010

CryoSat preparado para o lançamento

Cumprindo os preparativos para o lançamento, no próximo dia 8 de Abril, o satélite da ESA, CryoSat-2, foi instalado hoje no foguete Dnepr, no interior do silo de lançamento, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.O lançamento do CryoSat-2 será um momento importante para a ESA, tornando-se na terceira missão do programa Earth Explorers (Exploradores da Terra) a alcançar a órbita terrestre em pouco mais de 12 meses. O CryoSat-2 seguirá os passos do Explorador do Campo Gravítico e da Circulação Oceânica (GOCE), lançado em Março de 2009, e da missão para o estudo da Humidade do Solo e da Salinidade dos Oceânos (SMOS), lançada em órbita no passado mês de Novembro.
Tal como todas as missões do programa Earth Explorers da ESA, o CryoSat foi desenhado para encontrar respostas às grandes perguntas da comunidade científica internacional – neste caso, estudar de que forma se estão a alterar as grandes massas de gelo do nosso planeta. Mais informações aqui.
Veja ao vivo o lançamento do satélite aqui, às 13h35.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Discovery já está a caminho da Estação Espacial Internacional

Bastaram oito minutos para o vaivém Discovery atingir a órbita terrestre, depois de ter sido lançado pelas 11h10 do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral (Florida). A bordo seguem sete astronautas com destino à Estação Espacial Internacional para uma missão de 13 dias.
A missão de 13 dias tem como objectivo entregar oito toneladas de abastecimentos e materiais aos seis ocupantes permanentes da estação, bem como equipamento para diversas experiências científicas. O vaivém norte-americano transporta ainda um congelador suplementar para preservar as amostras das experiências realizadas em microgravidade, um reservatório de amoníaco para o sistema de refrigeração da ISS e um mecanismo de exercício que permite medir a força muscular. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 5 de Abril de 2010)

sábado, 3 de abril de 2010

NGC 602

Páscoa


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Projecto Icarus

Um fotógrafo amador do norte de Inglaterra conseguiu capturar fotografias da Terra a 35 km de altitude, recorrendo a materiais acessíveis a qualquer um. Mais informações aqui e aqui.