quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

Maior acelerador de partículas começou a fazer física a sério


À terceira tentativa feita esta manhã, Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, em Genebra, registou as primeiras colisões de partículas a sete teraelectrão-volt. Os seus dois feixes de protões – cada um com 3,5 teraelectrão-volt , ou TeV – encontraram-se finalmente no acelerador de partículas, um túnel em forma de circunferência com 27 quilómetros, e fizeram as primeiras colisões por volta do meio-dia (hora de Lisboa) a altas energias.
Até Dezembro de 2011, o LHC estará a funcionar a metade da sua potencialidade, recriando no entanto já as condições de temperatura e densidade de energia no início do Universo, nos primeiros milionésimos de segundo após o Big Bang, há 13.700 milhões de anos. Depois, irá parar por 13 meses, para ser preparado para passar dos sete para os 14 TeV. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 30 de Março de 2010)
Mais informações aqui.

domingo, 28 de março de 2010

Simulação de missão a Marte deixa astronautas isolados 520 dias

Quatro europeus - dois franceses, um belga e um italo-colombiano - foram seleccionados como candidatos a passar 520 dias isolados numa cápsula para simular uma missão a Marte, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia. A equipa final da experiência de simulação integrará dois destes cidadãos, três russos e um participante chinês. No verão o grupo vai viver em Moscovo uma missão simulada ao planeta vermelho, em instalações que incluem uma nave interplanetária, um módulo marciano e até a paisagem de Marte.
Trata-se da experiência Mars500, a primeira do género, que pretende ser "o derradeiro teste de resistência humana" e simular uma missão completa de ida e volta a Marte. A 'missão' inclui 250 dias de viagem, um mês na superfície e 240 dias para a deslocação de regresso. Os voluntários europeus são o belga Jerome Clevers, os franceses Arc'hanmael Gaillard e Romain Charles e o italo-colombiano Diego Urbina, que já se encontram em treinos desde 24 de fevereiro, na Rússia. Mais informações aqui e aqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Experiência para fazer em casa: Como fazer cristais em casa 2

Nesta experiência para casa o desafio era fazer cristais, utilizando os vulgares sais de banho e uma técnica de separação de substâncias chamada cristalização. Esta técnica é utilizada nas salinas para a recolha do sal.
Aqui ficam algumas fotografias dos resultados. Quero agradecer aos alunos do 7ºA, 7º E e 7ºF pela participação e pelas excelentes fotografias.



Para saberes como fazer esta experiência vai até aqui. Espreita também a experiência da Catarina que, mais uma vez, tirou fotografias de todo o processo. :)





Noites no Observatório

No próximo dia 27 de Março, o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de dar início às "Noites no Observatório".
Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão: Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão); Visita guiada ao edifício museológico do Observatório; Observações com telescópio.
Mais informações aqui.

Chegou a Primavera!


quarta-feira, 17 de março de 2010

Wizard Nebula

Ano Internacional da Astronomia 2009

Podes ver a sessão de encerramento hoje, em directo, aqui.

terça-feira, 16 de março de 2010

Hábitos de estudo...

quinta-feira, 11 de março de 2010

O enigma Majorana por Magueijo

João Magueijo não resistiu ao fascínio que Majorana lhe desperta há quase duas décadas. "Tem-me acompanhado durante toda a minha carreira científica como uma sombra que não consigo afastar, lembrando-me sempre da sua história", conta o físico português, 42 anos, a trabalhar no Imperial College, em Londres, e que começou a ser falado em todo o mundo desde que, há uma década, questionou um dos pilares da teoria da relatividade de Einstein. "Não fiquei apenas interessado em saber o que lhe aconteceu, fiquei agarrado à questão: "O que o levou a desaparecer?"Esta é pois a história verídica de um físico teórico em busca de outro físico teórico. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 11 de Março de 2010)

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de João Magueijo, deixo aqui o primeiro vídeo de um excelente documentário do Science Discovery.

Pela noite dentro: estrelas e auroras boreais

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cristais mistério com memória de elefante

Um grupo de investigadores norte-americanos, da Universidade de Florida, descobriu um material capaz de armazenar entre mil e um milhão de vezes mais dados do que as actuais memórias disponíveis (USB, discos externos, etc.). Esta capacidade não tem precedentes e em muito pouco poderemos estar a falar de chips de memória de um Exabyte (mil milhões de Giga).
A equipa está a trabalhar com exóticos materiais capazes de armazenar quantidades de informação incalculáveis, através de uns cristais bastante particulares – com o nome de ammonium dihydrogen phosphate ou ADP. Ler o resto da notícia. (Retirado do CiênciaHoje, 10 de Março de 2010)

Livros? Se não existe em filme não interessa

domingo, 7 de março de 2010

Um novo olhar sobre Marte

Imagens estranhas e belas do planeta vermelho.




Mais imagens aqui.

A nova epidemia


quarta-feira, 3 de março de 2010

Experiências para fazer em casa:cromatografia caseira 2

Quantas cores existem num marcador preto?
Para dar resposta a esta questão os meus alunos realizaram em casa, com a ajuda dos encarregados de educação, uma cromatografia. Esta é uma técnica de separação onde, através de um papel de filtro e do álcool, podemos observar os diferentes componentes da tinta.
Aqui ficam algumas fotografias dos resultados. Quero agradecer aos alunos do 7ºA, 7º E e 7ºF pela participação e pelas excelentes fotografias. :)



Para saberes como fazer esta experiência vai até aqui. Espreita também a experiência da Catarina que tirou fotografias de todo o processo.




Nuvens de poeira em Orion

Sonda descobre 40 crateras com gelo na Lua

O Pólo Norte da Lua está crivado de crateras e estas estão cheias de água gelada. De acordo com os últimos dados recolhidos pelo radar Mini-SAR da NASA, a bordo da sonda indiana Chandrayaan--1, poderão existir ali cerca de 600 milhões de toneladas cúbicas de gelo, quase todo feito de água pura. Esta é, no entanto, uma estimativa por baixo, porque se desconhece a espessura da cama de gelo. A descoberta foi divulgada na Lunar and Planetary Science Conference, no Texas, e será publicada na Geophysical Research Letters.
"A imagem que emerge das medições realizadas por diferentes missões lunares mostra que há ali água a gerar-se, mas também existe migração, deposição e retenção de água", explicou Paul Spudis, investigador do Mini- -SAR, no Lunar and Planetary Institute, em Houston, nos EUA. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 3 de Março de 2010)


Nasa admite que terramoto no Chile alterou eixo da Terra

Um artigo publicado pelo cientista Richard Gross (do Laboratório de Propulsão a Jacto da Nasa na Califórnia) e a sua equipa admite, esta terça-feira, que o terramoto no Chile encurtou o dia e alterou o eixo de rotação da terra.
Num artigo publicado na revista Business Week, os especialistas contam que a Nasa utilizou «modelos complexos» para chegar a resultados que são ainda «preliminares», mas que mostram, por exemplo, que o dia na Terra ficou mais curto 1,26 microsegundos, sendo que um microsegundo corresponde à milionésima parte de um segundo.
A Nasa indica que «o mais impressionante é, talvez, o quanto o terramoto mudou o eixo de rotação da Terra», que determina a duração dos dias. Os cálculos efectuados por Gross mostram que o eixo se alterou em aproximadamente 8 centímetros. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 2 de Março de 2010)