quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A ESA selecciona três missões científicas para estudos futuros

Energia negra, planetas habitáveis que giram à volta de outras estrelas e a natureza misteriosa do nosso Sol foram escolhidos pela ESA como os candidatos para duas missões de média classe, a serem lançadas depois de 2017. As três propostas pré-seleccionadas são Euclid, PLAnetary Transits and Oscillations of stars (PLATO) e o Solar Orbiter.
O Euclid tentará responder a questões chave para a física fundamental e a cosmologia, nomeadamente a natureza da misteriosa energia e matéria negra. Os astrónomos estão agora convencidos de que estas substâncias dominam. Ao Euclid caberá mapear a distribuição das galáxias de forma a revelar a arquitectura «negra» do Universo.
A missão PLATO irá debruçar-se sobre uma antiga questão da ciência, nomeadamente a existência de planetas à volta de outras estrelas. Isto inclui planetas terrestres numa zona habitável, os chamados análogos da Terra. Além disso, o PLATO também estudará o interior das estrelas, detectando as ondas gasosas que saem das suas superfícies.
O Solar Orbiter chegará o mais próximo do Sol que é possível nesta altura, ficando a apenas 62 raios solares. Fornecerá imagens e dados das regiões polares do Sol e do lado solar mais distante, invisível da Terra. Ler o resto da notícia.



Sem comentários: