quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O Natal e as novas tecnologias

Imagem encontrada aqui.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hoje começa o Inverno!


Este ano o Solstício de Inverno tem inicio no dia 21 de Dezembro às 17h47m. Este instante marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, Estação mais fria do ano. Esta estação prolonga-se por 88,99 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2010 às 17h32m. (Retirado do OAL, 21 de Dezembro de 2009)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Um 'barco' para explorar os lagos da Lua de Saturno

Enviar sondas para explorar outros planetas já parece coisa do passado. Agora, os cientistas estão a pensar enviar um "barco" para navegar nos lagos da maior lua de Saturno, Titã. O reflexo do Sol na superfície de uma dessas massas de hidrocarbonetos líquidos (não de água, já que o satélite natural é gelado) foi captado pela primeira vez pela sonda Cassini, da NASA. "A história da exploração humana da Terra tem sido uma de navegação e a ideia de que podemos, pela primeira vez, explorar um mar extraterrestre seria impressionante para a maioria das pessoas", disse à BBC Elle Stofan, do Proxemy Research, que vai propor uma missão do género à agência espacial norte-americana.

O projecto, que já está a ser estudado há dois anos, custaria menos de 425 milhões de dólares e seria lançado em 2016. Depois de realizar voos rasantes para explorar Júpiter, o "barco" estaria pronto para "amarar" em 2023. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 20 de De zembro de 2009)


"Ovo estrelado" a sul dos Açores pode ser a cratera de um meteorito

No início de Outubro último, a equipa da EMEPC regressou ao local para confirmar a descoberta e, se as condições do mar deixassem, mergulhar no local com o robô submarino português, o Luso. O mar não deixou, pelo que o mergulho com este veículo tripulado à distância, a partir do navio, ficou adiado até 2010. Nessa altura, ideia é que o robô traga do "ovo estrelado" pedaços de rochas e amostras de sedimentos, para que possam desvendar-se todos os seus mistérios. E eles são muitos, a começar pela origem.
Existem três possibilidades para a sua formação, diz o engenheiro hidrógrafo e oceanógrafo físico Manuel Pinto de Abreu, o responsável pela EMEPC, que se encontra em São Francisco. Ou é uma cratera formada pelo impacto de um meteorito. Ou um vulcão de lama, formações que, em vez de lava, expelem sedimentos finos carregados de metano, como as que existem no golfo de Cádis. "Ou é uma coisa completamente diferente", resume Pinto de Abreu. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 19 de Dezembro de 2009)

Questões pertinentes...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Telescópio WISE vai cartografar o céu visto na luz infravermelha

Cartografar todo o céu que se vê a partir da órbita da Terra, a 525 quilómetros de altitude, e no espectro dos infravermelhos, que permite detectar objectos muito frios e, por isso, distantes, é a missão do telescópio WISE, lançado ontem pela NASA a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA).
Durante os seis meses previstos para a sua missão, o WISE vai juntar-se aos dois outros observatórios de infravermelhos em órbita da Terra — o Spitzer, da agência espacial norte-americana, e o Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Observar objectos próximos — como os asteróides e cometas do sistema solar, cujas órbitas os podem trazer desconfortavelmente próximo da Terra, um dia talvez em rota de colisão, é uma das suas missões. Medindo as suas emissões de luz infravermelha, o WISE vai permitir fazer uma boa estimativa dos tamanhos dos asteróides e da sua distribuição, o que será útil para calcular com que frequência a Terra pode esperar um encontro potencialmente perigoso com uma destas rochas espaciais. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 14 de Dezembro de 2009)

sábado, 12 de dezembro de 2009

Enxame de Meteoros das Gemínidas

Em Dezembro a Terra cruza a órbita do Asteróide Faetonte e são os "detritos" largados por este asteróide os responsáveis pelo enxame de estrelas que decorre anualmente entre 7 e 17 de Dezembro, o enxame das Gemínidas. (Na imagem um meteoro sobre Monument Valley, EUA).

O melhor enxame de meteoros de 2009 está prestes a acontecer, segundo a Organização de Meteoros Internacional, a actividade máxima, cerca de 140 meteoros por hora, decorre no próximo dia 14 de Dezembro de 2009 por volta das 5h10m, durante a madrugada de segunda-feira, em Portugal. Assim, a observação do pico das Gemínidas promete cativar até ao nascer do Sol. (Retirado do OAL, 12 de Dezembro de 2009)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O mais pequeno boneco de neve do mundo


Com a ajuda da nanotecnologia David Cox, do National Physical Laboratory, construiu um boneco de neve com 0,01 mm: o corpo foi feito com duas esferas de estanho, o nariz com uma gota de platina e um feixe de iões ajudou a esculpir os olhos e o sorriso.
O vídeo mostra como tudo foi feito.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma boa ideia: pilha recarregada com água


Esta é uma pilha diferente e amiga do ambiente: a pilha No PoPo (Non Pollution Power), criada pela Aqua Power System, só precisa de água para ser recarregada porque é constituída por um composto de carbono e magnésio que, em contacto com a água, produz energia eléctrica. (Sugestão do blog Olha que maneiro).

Porque é que o céu é azul?

Mais um bom exemplo de que a informação que encontramos na internet não é a mais correcta. :)
Imagem encontrada aqui.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Cauda do cometa McNaught

Imagem encontrada aqui.

Os optimistas


Imagem encontrada aqui.

sábado, 5 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Maçãs e Gravidade


Imagem encontrada aqui.

Montanhas da Califórnia

Para parar um pouco e apreciar.

Um Virus selectivo :)



Imagem encontrada aqui.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O astronauta da ESA, Frank de Winne, voltou em segurança à Terra

O modulo de reentrada, Soyuz TMA-15, aterrou em segurança no Casaquistão às 13.15 (08.15 CET), trazendo de volta à Terra o astronauta Frank De Winne da ESA, o cosmonauta russo Roman Romanenko, e o astronauta Robert Thirsk da Agência Espacial Canadiana.
A aterragem marca o fim da missão OasISS que teve a duração de seis meses e foi a segunda mais longa da ESA na Estação Espacial Internacional (ISS). Neste voo, Frank de Winne, da Bélgica, tornou-se no primeiro europeu a comandar a maior estrutura humana alguma vez montada no espaço. Quando De Winne, Romanenko e Thirsk chegaram à ISS em Maio de 2009, juntaram-se aos três astronautas residentes para formar a primeira equipa de seis autronautas, o que permitiu conduzir mais experiências científicas a bordo. Ler o resto da notícia.

Peso e massa

Mais um episódio desta excelente série sobre as diferenças entre o peso e a massa.

A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia

O maior acelerador de partículas do mundo – Large Hadron Collider (LHC), na fronteira franco-suíça – tornou-se o mais potente a nível mundial, batendo o recorde de energia atingido ao final da noite de ontem (em Lisboa).
Os seus dois feixes de protões, a viajarem em sentido contrário, quase à velocidade da luz, colidindo um com o outro, alcançaram uma energia de 1,18 teraelectrão-volt (TeV), anunciou o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, na Suíça. Desta forma, o LHC bateu o recorde detido desde 2001 pelo acelerador de partículas Tevatron, em Chicago, que então chegou aos 0,98 TeV. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 1 de Dezembro de 2009)