quarta-feira, 28 de outubro de 2009

E se não houvesse estações do ano?

Já pensaste o que aconteceria se o nosso planeta não tivesse estações do ano?

Deixa um comentário com as tuas respostas até ao dia 8 de Novembro.
Mais sobre o que causa as estações do ano aqui.

Meteoro sobre Groningen

Imagem encontrada aqui.

Desafio de Física com Bear Grylls

Por vezes a sobrevivência não depende apenas das condições físicas mas também dos conhecimentos de Física. Explica, com a ajuda de Newton, esta técnica de sobrevivência exemplificada por Bear Grylls, no programa Man vs Wild.
Deixa o teu comentário a este desafio até dia 8 de Novembro.

Estranhos equilíbrios...


sábado, 24 de outubro de 2009

Ao amanhecer...

Imagem encontrada aqui.

Porque muda a hora amanhã?

Tudo começou com Benjamin Franklin, o político e inventor do pára-raios e das lentes bifocais. Em 1784, num artigo publicado num jornal francês, Franklin sugeria que a França adiantasse uma hora no Verão, alegando que Paris poderia poupar anualmente 32 mil toneladas de cera de vela. Só mais de um século depois é que a sugestão seria tida em conta, no contexto da Primeira Guerra Mundial, para economizar energia.
Existem outras razões para além das económicas. Localizado no cérebro, o relógio biológico do ser humano dita ao organismo os ritmos que afectam o sono, o apetite, os níveis de energia e atenção e outros aspectos da nossa fisiologia. Mas tem um senão. "O nosso ciclo interno tem mais de 24 horas e, para se manter alinhado com o ciclo de rotação da Terra, precisa de um sinal: a luz solar", explica Susana Salgado Pires, especialista em cronobiologia.

"Ora, se durante o Inverno acordarmos antes do nascer do sol, fizermos a nossa rotina matinal quase às escuras e chegarmos ao trabalho ainda de noite, dificilmente o nosso cérebro vai aceitar que é de dia", diz a investigadora, que se doutorou em Biomedicina com o professor inglês Russell Foster, um dos mais conhecidos cientistas na área da cronobiologia.

A contribuir para essa dormência está a melatonina. A chamada "hormona do sono" é segregada por uma glândula cerebral à medida que anoitece, atinge o seu pico na primeira parte da noite (até às duas da manhã) e começa a inibir-se a partir do momento em que a luz aparece. Ao mudar a hora no Inverno, acrescentamos uma hora de luz a cada manhã, o que, segundo Susana Pires, é "crucial para informar o cérebro de que é dia e, portanto, que deve regular o organismo para fazer face às exigências das 24 horas seguintes". Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 24 de Outubro de 2009).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Boas razões para não fazer o trabalho de casa

Astronomia e Matemática no Museu da Ciência da UL


«Medir os Céus para dominar a Terra», que é inaugurada na próxima quinta-feira no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, pretende dar a conhecer o ensino e a prática da astronomia na Escola Politécnica durante o século XIX. Ler o resto da notícia no CienciaHoje. Mais informações aqui.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Portugueses participam na descoberta de mais 32 planetas extra-solares

É a mais recente revelação das descobertas feitas com o HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher). Hoje, a partir do Porto, uma equipa de cientistas anunciou o achado de mais 32 planetas extra-solares. É a importante "herança do HARPS", sublinham.
Dos mais de 400 exoplanetas encontrados até agora, 75 foram detectados nos últimos cinco anos com a ajuda desta importante ferramenta de alta precisão. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 19 de Outubro de 2009)

domingo, 18 de outubro de 2009

Avanço tecnológico?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A tua idade noutros planetas


Queres saber qual é a tua idade em Saturno? Será que és mais velho em Neptuno ou em Mercúrio?
Vai até este site e diverte-te a calcular o teu aniversário nos diferentes planetas do Sistema Solar.

Um olhar diferente sobre o movimento - Peter Jansen

Peter Jansen surpreende pela forma como representa o movimento nas suas esculturas. Imagens belas e diferentes que vale a pena espreitar.


Sugestão do blog olha que maneiro.

É só uma mensagem rápida...

domingo, 11 de outubro de 2009

Impacto na Lua

Impacto do motor do foguetão Centauro e do LCROSS (sigla em inglês Satélite de Observação e Estudo das Crateras Lunares) no Pólo Sul lunar. Mais informações aqui.

Vídeo Movimento acelerado

Uma boa explicação?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Top Gear Pagani Zonda: um dos carros mais rápidos do mundo

O Pagani Zonda foi considerado o 8º carro mais rápido do mundo. Vê o vídeo do test drive realizado por Richard Hammond, do programa Top Gear, regista o tempo que o carro necessita para atingir os 100 Km/h e determina a aceleração do carro.


Observando as nuvens :)

Imagem encontrada aqui.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nobel da Química para estudo do ribossoma e da forma como ilustra a evolução de Darwin

Venkatraman Ramakrishnan Thomas A. Steitz Ada E. Yonath

Venkatraman Ramakrishnan

Thomas A. Steitz

Ada E. Yonath

O ribossoma traduz a informação contida no núcleo da célula, escrita no código do ADN, é traduzida para produzir proteínas, que são os tijolos que que são construídos todos os seres vivos. Os três cientistas este ano premiados com o Nobel da Química recebem o premio por terem estudado a sua estrutura, através de um método denominado cristalografia de raios-X, e por terem cartografado cada um dos centenas de milhares de átomos que constituem esta estrutura existente no interior das células.
Venkatraman Ramakrishnan (EUA, embora nascido na Índia há 57 anos), Thomas A. Steitz (EUA, 69 anos) e Ada E. Yonath (Israel, 70 anos) são os galardoados deste ano. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 7 de Outubro de 2009)
Mais informações aqui.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fibra óptica e olho electrónico das câmaras digitais galardoados com Nobel da Física

Foi uma descoberta relacionada com a fibra óptica, esse material que hoje forma o sistema circulatório que faz correr a informação à volta do mundo, que valeram a Charles Kao, da Universidade de Hong Kong, metade do Nobel da Física deste ano. William Boyle e George Smith repartem a outra metade, por terem inventado a primeira tecnologia de imagem que utiliza um sensor digital (CCD), que hoje se tornou o olho electrónico usado em quase todas as áreas da fotografia.
O trabalho de Kao, diz o comunicado da Real Academia de Ciências Sueca, permitiu abrir novas fronteiras na área.As primeiras fibras ópticas ultrapuras foram fabricadas em 1970. Hoje transmitem texto, imagem, vídeo, música, todo o tipo de informação à volta do globo. Se se desdobrassem e esticassem todas as fibras de vidro que transmitem informação pelo globo fora, teríamos um único cabo com mais de mil mlhões de quilómetros de comprimento – o que chegaria para dar a volta à Terra umas 25 mil vezes, diz o comunicado do Nobel da Física. E está sempre a aumentar. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 6 de Outubro de 2009)

Estação Espacial Internacional

Uma bonita imagem da Estação Espacial Internacional sobre o nosso planeta.
O que é a Estação Espacial Internacional? Para que serve? Para encontrares resposta a estas questões vai até ao site da ESA.
Sabias que a Estação Espacial Internacional é visível no céu? Queres ver se a Estação estará perto de ti hoje? Vai até este site e regista os dados que precisas. Agora só precisas de uma bebida quente, um telescópio e uma manta. Boas observações!

sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas da Física: uma medalha de prata e duas de bronze para Portugal

A equipa portuguesa volta a brilhar na XIV edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Física, que decorreu no Chile, obtendo uma medalha de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Parabéns pelos excelentes resultados!
Ler mais sobre esta notícia aqui.

150 Alunos falam com astronauta no espaço

O Pavilhão do Conhecimento foi palco de uma experiência única entre alunos de três escolas e uma nave espacial em órbita. Graças a uma ligação via rádio, estudantes da Amadora fizeram 20 perguntas a Frank de Winne, o astronauta belga que está a viver na Estação Espacial Internacional.
Com uma coordenação ao segundo, às 15.15, Mafalda estreava a ronda de 20 perguntas feitas em inglês. "Pode descrever a vida na ISS numa palavra?" "Extraordinária" foi a expressão escolhida pelo astronauta, a mesma que mais tarde seria usada pelos alunos para descreverem a sessão. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 2 de Outubro de 2009)

Se queres colocar uma questão a Frank de Winne grava e envia a tua questão para o canal de YouTube da ESA para mensagem de vídeo deDe Winne. Mais informações aqui.


O que precisas para ser o próximo Usain Bolt

No Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim, Usain Bolt surpreendeu o Mundo ao correr os 100 metros em 9,58 segundos.
O Centro de Alto Desempenho Atlético de Loughborough, na Grã-Bretanha, trabalha com tecnologia de ponta para transformar os maiores talentos do atletismo britânico em futuros campeões – capazes de bater o jamaicano Usain Bolt. Leia o resto da notícia e veja o vídeo.



Porque não conseguimos sobreviver com água do mar

Os sobreviventes de naufrágios, como Tom Hanks no filme "O Náufrago", debatem-se com a terrível escolha entre beber água do mar ou morrer de sede. Porque razão não devemos beber água do mar ?
Podemos ingerir água que contenha até 5 gramas de cloreto de sódio (sal) por quilograma de água. No entanto, a água do mar contém 7 vezes mais cloreto de sódio do que a água doce.
Por cada litro de água do mar ingerida é necessário dois litros de água para diluir o sal. Quando bebemos apenas água salgada a elevada quantidade de sal ingerida faz com que as células libertem água para tentar diluir o sal, provocando a desidratação.