segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A beleza do mundo microscópio 5: quando a ciência se confunde com a arte


Soda cáustica cristalizada (40x) (Loes Modderman)


Glicina, ácido tartárico e resorcinol (40x) (Edy Kieser)

Concurso “Astronomia Artística” desafia alunos portugueses a reaproximar arte da ciência

O Ano Internacional de Astronomia quer reaproximar a arte da ciência e transformar os astros em objectos de contemplação. Para isso vai desafiar os alunos de todas as escolas portuguesas a recriarem planetas, luas, estrelas, galáxias através da arte, utilizando qualquer veículo como a multimédia, artes plásticas, literatura ou música. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Público, 28 de Setembro de 2009).

sábado, 26 de setembro de 2009

Calças que desafiam a gravidade :)

Top Gear radical race: Bugatti Veyron vs Euro Fighter Typhoon

Vídeo do programa Top Gear, com uma corrida de 2 milhas (3.704 Km) entre o Bugatti Veyron e o Euro Fighter Typhoon.

Nova investigação desvenda água na Lua

Afinal, será mais do que gelo nos pólos no terreno seco da Lua. A superfície lunar tem partículas de água, segundo uma investigação revelada ontem à noite. Três missões lunares encontraram claras evidências de água, que está aparentemente concentrada nos pólos e foi possivelmente formada por ventos solares. Os autores da investigação terão utilizado dados fornecidos por um instrumento da Nasa, baptizado como "Moon Mineralogy Mapper" ou M3, transportado a bordo do Chandrayyan-1, primeiro satélite indiano ser colocado em órbita lunar em 2008. Este instrumento de cartografia mineralógica da Lua analisa a reflexão da luz do sol sobre a superfície lunar para determinar a sua composição, refere a AFP. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 24 de Setembro de 2009).
Ler o artigo publicado na revista Science aqui.

Computador prevê catástrofes

Lisboa vai receber a sede da rede europeia de supercomputadores. Estas máquinas, com capacidade de processamento de quatro mil milhões de operações por segundo, permitem simular terramotos, tsunamis, alterações climáticas e ainda o comportamento de moléculas. O supercomputador português 'Milipeia' já investiga o Alzheimer em Coimbra.
Simular condições atmosféricas, prever terramotos, tsunamis ou alterações climáticas. Fazer simulações de moléculas. Tudo isto envolve cálculos complexos que só podem ser feitos com recurso a supercomputadores. Lisboa foi escolhida para a instalação da sede da rede europeia destes computadores, o PRACE (Parceria para a Computação Avançada na Europa, traduzido do inglês), durante um ano e meio, com a sede a ser instalada já no próximo ano. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 26 de Setembro de 2009).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Equinócio do Outono

Este ano o Equinócio ocorre no dia 22 de Setembro às 22h19m. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17h47m. (Retirado do OAL).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Uma boa razão para procurar vida noutros planetas

1º Aniversário!

Faz hoje um ano que foi publicado o primeiro post no Quarks e Gluões. Muitas horas de pesquisa e muitas leituras depois, continua a ser um imenso prazer divulgar a Física e a Química. Um obrigado aos leitores e que continuem por cá. :)

sábado, 19 de setembro de 2009

Visionarium confecciona culinária inovadora de base molecular

Se tiveres oportunidade de ir hoje ao Visionarium, em Santa Maria da Feira, não percas o workshop prático sobre Gastronomia Molecular, em parceria com especialistas da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Pipocas líquidas, esparguete de groselha, caviar de legumes e gelado de arrefecimento instantâneo - graças a azoto líquido - são algumas das iguarias que os participantes do workshop vão poder confeccionar depois de instruídos nos segredos da química e da física aplicadas à culinária.
Mário Ferreira, coordenador do Laboratorium do Visionarium, referiu que o objectivo da iniciativa é familiarizar o público com “uma ciência muito recente que nasceu com o químico francês Hervé This e que ajuda a melhorar e a inovar os processos de produção alimentar”. Ler o resto da notícia. (Retirado do semanário Sol, 19 de Setembro de 2009)

Leituras

Transístores de papel são eficientes, limpos e baratos.

INESC/Porto lidera maior projecto de investigação científica na Europa visando a massificação dos carros eléctricos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CoRoT-7b: Um planeta quente e denso

O planeta, que tem um raio 80 por cento maior do que a Terra, foi descoberto pelo satélite CoRoT que está concentrado em encontrar exoplanetas. O satélite encontrou uma sombra suspeita numa estrela um pouco mais pequena e menos quente do que o sol, na direcção da constelação de Unicórnio.
A estrela, chamada de CoRoT-7, está a 500 anos-luz de nós, tem apenas 1,5 mil milhões de anos de vida (o Sol tem cerca de 4,5 mil milhões de anos). O satélite detectou uma descida cíclica na luminosidade do sol, que poderia ser a passagem de um planeta, mas não conseguiu saber mais sobre o tamanho e massa por causa das manchas estelares produzidas pela estrela, que tal como acontece com o nosso Sol são regiões mais frias e escuras, à superfície da estrela.
As manchas dificultavam o sinal do planeta, e impediram a medição da massa. Foi necessário observações acrescidas através do melhor aparelho para detectar exoplanetas – um espectrógrafo chamado High Accuracy Radial velocity Planet Searcher (HARPS) que está instalado no Telescópio de La Silla no Chile – serviu para fazer estas medições. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 16 de Setembro de 2009).

O gato do Einstein

Colaborações




Leituras no astroPT: Tempestade em Saturno

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Reentré escolar

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O fim anunciado da lâmpada incandescente


O invento de Thomas Edison durou 130 anos, com algumas modificações. Mas vai agora ser retirado do mercado, para salvar o planeta do aquecimento global. É a despedida de uma tecnologia de sucesso.
Desde o princípio deste mês, os fabricantes já não podem pôr à venda na União Europeia as lâmpadas incandescentes mais potentes, de 100 watts (W), segundo um regulamento comunitário aprovado no ano passado. Em 2011, desaparecem das prateleiras as de 60W e no ano seguinte as de 40W e 25W.
Ler o resto da notícia.
(Retirado do Público, 14 de Setembro de 2009).



Missão CryoSat-2 - Europa lança em Dezembro satélite para estudar degelo polar

A Agência espacial europeia (ESA) apresentou hoje em Munique a missão CryoSat-2 para fazer novas medições da extensão e espessura dos gelos nas regiões polares do planeta. O satélite está pronto para ser lançado em Dezembro do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
"O que é inovador no CryoSat-2 é que este “não só será capaz de cartografar a extensão das camadas de gelo mas também poderá medir a sua espessura”, informou a ESA, em comunicado. “Isto permitirá calcular o volume global de gelo e assim compreender melhor os efeitos actuais e futuros das alterações climáticas”. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Público, 14 de Setembro de 2009).

sábado, 12 de setembro de 2009

Materiais para o regresso às aulas...

Imagem encontrada aqui.

As típicas férias de Verão...

Imagem encontrada aqui.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hubble is back!

“Isto marca um novo início para o Hubble”, disse em comunicado Ed Weiler, que faz parte do Conselho de Administração da Missão Científica da NASA. “Foi dado ao telescópio uma transformação total, e agora está significativamente mais poderoso do que sempre, bem equipado para durar pela próxima década dentro.”
Foi necessária uma viagem de catorze dias no vaivém Atlantis, durante o passado mês de Maio, para pôr o Hubble como novo em cinco caminhadas espaciais. Substituíram-se baterias, giroscópios, repararam-se dois instrumentos, a Advanced Camera for Surveys e o Space Telescope Imaging Spectrograph (STIS) e foram colocados dois instrumentos novos de observação, a Wide Field Camera 3 e o Cosmic Origins Spectrograph (COS). Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 9 de Setembro de 2009).
Mais informações aqui e imagens aqui.

Avanço decisivo no carro do futuro

Uma equipa americana descobriu um composto inorgânico que armazena hidrogénio de forma eficiente e que pode ser reciclado, ou seja, reabastecido de combustível com pouca energia gasta. Este pode ter sido o passo decisivo para chegar ao carro do futuro, com base em células de hidrogénio, a preço acessível e com zero emissões de gases de efeito de estufa.
Para resolver este problema, a investigação está a concentrar-se em compostos inorgânicos chamados hidretos e um dos mais promissores para garantir a armazenagem de hidrogénio chama-se borazano, cuja molécula contém um átomo de boro, outro de azoto e seis de hidrogénio. A capacidade deste composto permite armazenar 20% do seu peso em hidrogénio. Ler o resto da notícia. (Retirado do DN, 9 de Setembro de 2009)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Júpiter sobre o Mediterrâneo

Imagem encontrada aqui.

1816, o ano em que não houve Verão

Em 1816 não houve Verão na Europa devido à erupção do Tambora, na Indonésia, no ano anterior.

(Quadro de J.M.W.Turner, Chichester Canal, 1828, que mostra a influência deste fenómeno na utilização de tons vermelhos, com a mudança na radiação do sol. )



Investigação sobre fenómeno na Península Ibérica
Em Abril de 1815 o vulcão Tambora, na Indonésia, explodiu com extrema violência, lançando na atmosfera milhões de toneladas de gases e materiais, protagonizando a maior erupção vulcânica do último milénio. No ano seguinte, por causa disso, as temperaturas dos meses estivais sofreram um abaixamento abrupto na Europa e na América e, por isso, 1816 ficou conhecido como "o ano que não teve Verão". Na Península Ibérica, sabe-se agora, também foi assim. É isso que mostra o primeiro estudo sobre aquele fenómeno em Portugal e Espanha.

A investigação foi realizada por um grupo de cientistas portugueses e espanhóis e acaba de ser publicado na International Journal of Climatology. "Sabíamos que esta questão estava bem documentada na Europa e na América, tínhamos indícios de que a Península Ibérica também teria sido afectada pelo ano sem Verão e, por outro lado, tínhamos conhecimento de que havia alguns dados meteorológicos da época, que alguns de nós já tinham recolhido para outros trabalhos. Decidimos juntar tudo e avançar para o estudo", explicou ao DN o climatologista Ricardo Trigo, do Centro de Geofísica de Universidade de Lisboa, e o coordenador da equipa. Ler o resto da notícia. (Retirado do Diário de Notícias, 7 de Março de 2009)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Problemas com o lixo espacial?

Lixo espacial pode obrigar ISS a deslocar-se

O lixo espacial está a tornar-se um problema grave para a realização de viagens em segurança. Um pedaço de lixo proveniente do foguetão Ariane 5 vai obrigar a Estação Espacial Internacional a afastar-se para evitar a colisão. Ler o resto da notícia.
Na imagem, retirada do site da ESA, podemos observar o lixo que orbita o nosso planeta.



Colaborações



Leituras no astroPT: Canibalismo Galáctico

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aulas para astronautas :)