segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Super Bactérias


Estas bactérias (Deinococcus radiodurans - D. rad) são mesmo do outro mundo. Conseguem sobreviver a temperaturas extremas, doses elevadas de radiação, desidratação e à exposição a químicos tóxicos. Outra particularidade curiosa é a capacidade de repararem o seu ADN em 48 horas. Estaremos perante os primeiros habitantes de Marte?. Ler o resto da notícia.

domingo, 30 de agosto de 2009

Adaptações...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Galileu Galilei: 400 anos do telescópio

Se mais nada houvesse, as quatro luas de Júpiter descobertas em 1610 por Galileu Galilei teriam sido suficientes para deixá-lo célebre.
A 7 de Janeiro desse ano, o cientista, original de Pisa, olhou através de um telescópio fabricado por si - com mais qualidade do que o que tinha apresentado ao Senado de Veneza meses antes - e viu quatro luzinhas que giravam à volta de Júpiter e que pareciam estrelas.
A descoberta, como sempre, não lhe bastou e Galileu passou a fazer observações cuidadosas noite após noite. Com registos, esquemas, rigor, persistência. "Com Galileu, cada facto extraordinário que ele descobria passava imediatamente a objecto de estudo sistemático. É isto que é genial nele", lembra Henrique Leitão, investigador em História da Ciência da Universidade de Lisboa.
O estudo produziu frutos: as luzes, afinal, eram os primeiros quatro dos mais de 60 satélites que estão amarrados ao planeta gigante. As implicações da descoberta não tardaram e a curiosidade de Galileu estava apenas a começar a abanar o mundo. Muito mais estava para vir. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 25 de Agosto de 2009)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lançamento da Missão STS-128 ao vivo


Segue minuto a minuto o lançamento da Missão STS-128, no vaivém Discovery, para a Estação Espacial Internacional aqui.
O lançamento está previsto para as 07:36 do dia 25 de Agosto.
Mais informações aqui.

domingo, 23 de agosto de 2009

Noites de Verão

Imagem encontrada aqui

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Molécula da vida encontrada pela primeira vez em cometa

Depois dos asteróides, é a vez de se descobrir moléculas da vida em cometas. A glicina, um dos 20 aminoácidos conhecidos – que juntos fabricam milhares de proteínas diferentes em todos os seres vivos –, foi recolhida pela sonda espacial Stardust da NASA, a partir da cauda do cometa Wild 2.
“A nossa descoberta dá força à teoria de que alguns dos ingredientes da vida se formaram no espaço e chegaram à Terra há muito tempo, através de impactos de meteoritos e cometas”, disse Jamie Elsila, do Goddard Space Flight Center da NASA, que fica em Greenblet, em Maryland. A investigadora é a primeira autora do artigo que descreve a descoberta, e que será publicado na revista "Meteoritics and Planetary Science". Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 18 de Agosto de 2009)
Ler mais sobre esta notícia aqui e aqui.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ovni? ET?

Por vezes há explicações mais simples...

Colaborações


Leituras no Blog astroPT: Descubra supernovas com o Galaxy Zoo.

sábado, 15 de agosto de 2009

NASA não tem dinheiro para voltar à Lua nem tecnologia para ir a Marte

Sem dinheiro para aventuras mais longínquas não será tempo de percebermos melhor o que se passa no nosso planeta?
Imagem encontrada aqui.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tempestades de metano em Titã, a maior das luas de Saturno

Há grandes nuvens de tempestade ao redor do equador de Titã, a maior lua de Saturno, cuja espessa atmosfera alaranjada de metano e etano foi perfurada pela primeira (e única) vez por uma sonda em 2005, a Huygens, que se manteve em actividade apenas algumas horas, a temperaturas que chegam a 178 graus negativos.
A descoberta, publicada na revista científica Nature, é importante porque a geologia dos trópicos desta lua onde o metano existe em estado líquido parecia ser formada por outros mecanismos que não a precipitação — em latitudes mais altas, foram observadas nuvens, que devem estar por trás dos rios e lagos de hidrocarbonetos que existem à superfície.
Mas agora, graças a dois supertelescópios na Terra (no Havai, EUA), os cientistas conseguiram detectar nuvens de tempestade nos trópicos, numa área imensa: cerca de três milhões de quilómetros quadrados. E concluíram que a chuva por elas produzida pode ser responsável pelos canais e leitos de rio secos identificados pela Huygens em 2005. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 13 de Agosto de 2009)
Mais informações aqui e aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hoje à noite: Chuva de Meteoros das Perseidas

Se puder hoje não perca a chuva de meteoros das Perseidas. «Todos os anos a Terra passa mais ou menos no sítio do espaço onde estão os resíduos da passagem do cometa Swift-Tutle», sendo que esses resíduos, ao entrarem na atmosfera «a alta velocidade», queimam, fazendo «rastos brilhantes», explicou à TSF Ricardo Reis, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Chama-se também Perseidas a este fenómeno anual, em que a Terra segue numa determinada direcção no seu movimento de translação e os meteoros vêm da direcção da constelação de Perseus, sendo alguns deles bastante brilhantes.
O pico do espectáculo astronómico está previsto para as 17h de quarta-feira, quando ainda não é noite em Portugal, sendo que a Lua vai interferir um pouco, por estar na fase minguante, e retirar algum brilho ao firmamento. (Retirado de TSF, 12 de Agosto de 2009).
Mais informações aqui e também aqui.

Quem quer apanhar um táxi para a lua?

A NASA quer receber propostas para conseguir montar uma operação de táxis espaciais. Para já, há cerca de 50 milhões de dólares disponíveis para estimular o lançamento de um serviço comercial de transporte de passageiros... no espaço. Um concurso aberto apenas para empresas norte-americanas. O desafio foi lançado pela NASA que quer receber propostas nos próximo 45 dias de "aspirantes a operadores espaciais" para transporte de passageiros, revela a Reuters. Os vencedores do programa "Commercial Crew Development" serão anunciados antes do fim de Setembro. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 12 de Agosto de 2009)

Enquanto as viagens à Lua não são possíveis deixo aqui um vídeo espectacular da viagem de James May, do programa Top Gear UK, num avião-espião U2.



Nascer do Sol triplo

Gdansk Bay, Poland
Como explicar este fenómeno? Imagem encontrada aqui.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Júpiter aproxima-se da Terra esta semana

Júpiter, o quinto planeta do sistema solar, vai estar mais próximo da Terra. Segundo o jornal espanhol “El País”, o planeta vai estar mais brilhante e mais visível a partir do nosso planeta esta sexta-feira, dia 14 de Agosto.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. O gigante gasoso apelidado com o nome do rei dos deuses da mitologia romana é quase só composto por hidrogénio e hélio. Júpiter é o primeiro dos planetas gasosos – planetas maiores e mais distantes do Sol que têm muito pouco material rochoso e são compostos quase só por gases. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 10 de Agosto de 2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O céu da Patagónia



Para mais informações ver aqui.

Uma boa explicação para não fazer o trabalho de casa :)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ciência Viva no Verão

Na praia, no campo, na cidade, de dia ou de noite, nestas férias a Ciência vai consigo. Observações astronómicas, passeios científicos, visitas a faróis e a grandes obras de engenharia são algumas das mais de 2000 actividades propostas por universidades, centros de investigação, museus, empresas, escolas e associações científicas em todo o país, de 15 de Julho a 15 de Setembro.
Para saberes quais as actividades que estão a decorrer perto de ti consulta este site. Aproveita!

Este é para os pais de todos os Calvins deste país

Pelo futuro da ciência em Portugal espero que ainda sejam muitos. :)
(Retirado de Calvin and Hobbes de Bill Watterson)

Nestas férias olhe para o céu...

Se tiver sorte pode ver algumas formações de nuvens muito estranhas...estas são nuvens mammatus.

Imagens encontradas aqui.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Portugueses à procura de vida fora do sistema solar

Há uma equipa de cientistas em Portugal envolvida na construção de um instrumento que poderá vir a detectar planetas com uma massa igual à da Terra. A missão do Espresso (Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) é procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.
A liderar a equipa em Portugal está o astrofísico português Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que já participou na descoberta de outros exoplanetas. É mais uma prova de que cada vez menos precisamos de foguetões, viagens e astronautas para chegar ao que pode estar além do céu.
"A ideia é encontrar um planeta que esteja a uma tal distância da sua estrela que possa ter água límpida, que possa ter vida. Para detectar planetas nestas condições é preciso um instrumento como este", anuncia Nuno Santos, considerando que este será um passo decisivo para a procura de outras vidas fora do planeta Terra. Ler o resto da notícia. (Retirado do jornal Público, 3 de Agosto de 2009)

Uma mensagem ecológica

Um conjunto de vídeos muito interessante com mensagens simples para melhorar o nosso planeta. Não custa assim tanto fazer a diferença. Mais vídeos aqui.




domingo, 2 de agosto de 2009