terça-feira, 31 de março de 2009

O aquecimento global e a adaptação dos ursos

O ovo ou a galinha: uma análise científica :)


(Retirado de Níquel Náusea)

O conceito de sucesso: envolve inteligência e não só!


(Retirado de Níquel Náusea)

Seis isolam-se em simulador de voo espacial

A simulação de condições vividas numa viagem até ao planeta vermelho vai agora ser feita por meia dúzia de homens, isolados durante mais de três meses. Mas esta é só a antecâmara de outra experiência, essa com 520 dias de duração.
As agências espaciais russa e europeia estão já a fazer a contagem decrescente para uma missão assente na Terra, mas com os parâmetros de uma viagem espacial. Marte é o "destino".
Hoje, seis homens dão entrada numa cápsula e só sairão dela 105 dias depois. Ao longo desses mais de três meses, os participantes na experiência ficarão fisicamente isolados do exterior e serão sujeitos a circunstâncias que, em princípio, replicam as de uma viagem até ao planeta vermelho. Mas esta é apenas uma primeira experiência. Para o final do corrente ano está prevista uma "viagem" similar, só que com cerca de 500 dias de duração.
Os seleccionados para a missão são quatro russos, um alemão e um francês, estes dois últimos por parte da Agência Espacial Europeia (ESA). Eles têm especializações muito diversas, desde a medicina à psicologia desportiva, passando pela pilotagem e pela engenharia mecânica. Dois dos russos são cosmonautas. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Jornal de Notícias, 31 de Março de 2009)

domingo, 29 de março de 2009

Estados Unidos e Portugal lançam observatório climático móvel na ilha Graciosa

Os Estados Unidos e Portugal assinaram esta manhã um acordo para instalar na ilha Graciosa, nos Açores, um observatório climático móvel que, a partir de Maio e durante 20 meses, vai medir algumas propriedades das nuvens de baixa altitude. O objectivo é ajudar a melhorar os modelos climáticos actuais.
O observatório móvel, ou Atmospheric Radiation Measurement (ARM) Mobile Facility, é responsabilidade da Unidade de investigação climática do Departamento de Energia norte-americano (DOE), que tem vários instrumentos para recolher dados espalhados pelo mundo. A ilha Graciosa passa, assim, a integrar uma rede de cinco locais móveis de medição.
Este laboratório será instalado no aeródromo da ilha Graciosa, escolhido por ser a zona mais plana do arquipélago, e vai estudar o sistema estratiforme de nuvens de baixa altitude sobre os oceanos subtropicais, ainda pouco estudados nos modelos climáticos, explica o portal do governo açoriano. Ler mais. (Retirado do Jornal Público, 27 de Março de 2009)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Radiografar o dia-a-dia: uma nova forma de arte?

Excelente reportagem do The New York Times onde conhecemos o trabalho de Satre Stuelke, que transforma objectos vulgares do quotidiano, através do tomógrafo, em imagens surpreendentemente estranhas e belas. Se ficaste curioso e queres ver mais imagens vai até aqui.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Porque choramos quando cortamos cebolas?

Para perceber este fenómeno é preciso analisar a constituição da cebola. Brancas ou roxas, as cebolas permanecem inofensivas até ao momento em que as cortamos. Esta transformação em Mr. Hyde só acontece porque quando cortamos a cebola, rompem-se os vacúolos libertando as enzimas que activam o sabor da comida mas que também levam à formação dos compostos sulfurados responsáveis pela inevitável lágrima. E é este o culpado: o enxofre que, ao entrar em contacto com a água dos olhos, se transforma em ácido, irritando as terminações nervosas do olho. A partir deste momento as glândulas lacrimais entram em acção para acabar com a irritação.
Alguns truques para evitar um pouco de drama na cozinha: colocar as cebolas no congelador antes de cortá-las, cortar a cebola debaixo de água (pouco prático) ou lavar com frequência a faca que utilizamos.

sábado, 21 de março de 2009

Chegou a Primavera!!


A Primavera chegou ontem quando faltavam 15 minutos para o meio-dia (às 11h44), e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa. Para aproveitar este dia saia e observe a forma como a Natureza celebra esta estação. :)

Marte como nunca foi visto!

Vale a pena experimentar o Google Earth 5.0 que possibilita uma visão de Marte com imagens muito interessantes e uma grande componente histórica. Veja o vídeo de apresentação:

quinta-feira, 19 de março de 2009

Porque ficam as pessoas com os olhos vermelhos nas fotografias?

Quando se tira uma fotografia com o flash por vezes ficamos com uma cor vermelha nos olhos. Essa cor vermelha vem da luz que é reflectida nas retinas dos nossos olhos. Em vários animais, inclusive cães, gatos e veados, a retina tem uma camada reflectora especial chamada tapetum lucidum (parte interna do olho que reflecte a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que esta passe duas vezes pela retina), que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos. Se iluminarmos os olhos dos animais com lanternas ou faróis à noite, eles reflectem uma luz branca e clara.
Os humanos não têm essa camada tapetum lucidum nas suas retinas. Quando iluminamos os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite, não é possível ver nenhum tipo de reflexo. No entanto, o flash da máquina é claro o suficiente para causar um reflexo na retina - o que vemos é a cor vermelha dos vasos sanguíneos que nutrem o olho.
As máquinas fotográficas actuais possuem recursos que diminuem o efeito dos “olhos vermelhos”, disparando luzes antes do flash com o objectivo de retrair as pupilas. Outra solução é olhar para um objecto luminoso alguns instantes antes de tirar a foto, fazendo com que haja a contracção da pupila. (Para saber mais).

Cinco coisas que podes fazer com a coca-cola (para além de beber, é claro!)

1. Retirar manchas de uma panela queimada: coloque coca-cola e deixe ferver.
2. Dar um aspecto envelhecido à sua fotografia: escove a fotografia com Coca-Cola e deixe secar.
3. Ajudar na limpeza das sanitas na casa de banho.
4. Ajudar a corrigir a cor do seu cabelo, após uma pintura.
5. Dar um novo brilho às suas moedas antigas, parafusos e jóias.

terça-feira, 17 de março de 2009

Viagem ao nosso cérebro

Mergulhámos no órgão mais fascinante e complexo do corpo humano. Por muito que avance o conhecimento científico, será sempre um mistério. Sobre a nossa "central de comando" permanecem enraizados alguns mitos, como por exemplo o facto de só usarmos 10% do cérebro ou de o álcool matar os neurónios.
1. Apenas usamos 10% do nosso cérebro
- Nascido nos EUA há mais de um século, é o mais popular dos mitos sobre o cérebro. Qualquer neurologista responsável responderá que todo o cérebro é necessário para o seu funcionamento normal
2. O tamanho do cérebro influencia a inteligência
- Apesar de haver quem possa pensar que o tamanho do cérebro pode influir na inteligência, não existem provas sólidas desta relação em crianças ou adultos. O mesmo já não se pode dizer da forma como as estruturas cerebrais se desenvolvem.
3. O álcool mata os neurónios- Beber com moderação não representa qualquer risco para o cérebro e alguns estudos sugerem até que o vinho tinto pode protegê-lo. O consumo elevado conduz a uma redução do tamanho do cérebro, mas sem uma diminuição real dos neurónios.
4. Os cegos ouvem melhor - Ao contrário da crença popularizada entre muitas pessoas, não existe qualquer prova de que os cegos desenvolvam uma melhor audição, ainda que esteja documentado que possam exibir uma memória mais refinada.
5. Ouvir Mozart torna os bebés mais inteligentes - O mito teve origem num estudo de 1993, sobre o efeito de Mozart no desempenho de estudantes universitários. Mas não está provado que ouvir música clássica durante a gravidez ou infância possa influir no desenvolvimento cognitivo dos bebés.
6. Vacinas causam autismo - Apesar de alguns pais associarem o autismo à vacinação, por ambos ocorrerem no mesmo período, não se encontrou relação causal entre ambos. A explicação, acredita-se, está antes em mutações que ocorrem em certos genes importantes para o desenvolvimento do cérebro.
7. As mulheres são mais temperamentais - Ainda que seja verdade que perturbações relacionadas com alterações de humor, como a ansiedade e depressão, sejam quase duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, os estados de espírito variam de igual modo nos dois sexos.
8. As pregas no cérebro são sinal de inteligência - Esta ideia,enraizada desde o século XVII, tem a ver com o facto de o cérebro humano ter mais pregas à superfície do que a de outros animais. Os estudos realizados provam que as pregas não estão relacionadas com a inteligência.
9. O consumo de drogas pode provocar buracos no cérebro - Ainda que o uso frequente de determinadas drogas possa ter efeitos no cérebro a curto e longo prazo, apenas um traumatismo físico pode provocar um buraco no cérebro.
10. O cérebro é cinzento - Este é o mais verdadeiro dos mitos. Porém, embora o cérebro seja, na sua maioria cinzento, é também branco (fibras nervosas), negro e vermelho, devido aos vasos sanguíneos. Fonte: "Cérebro - Manual do Utilizador", Editora Pergaminho
(Retirado do Jornal Expresso, 15 de Março de 2009)

O 'top' 10 dos inventos que mudaram o mundo

Um grupo de 20 cientistas ingleses elegeu as invenções tecnológicas que mais mudaram a forma como a humanidade vive e interage na actualidade. Os peritos pertencem à Associação Britânica de Ciência e as escolhas vão desde o código de barras aos ténis desportivos, do cartão de crédito à comida de 'plástico' - a ordem é aleatória -, eis os dez inventos tecnológicos que mais marcaram o mundo no último século. A eleição foi feita por um painel de 20 cientistas ingleses, da British Science Association - e serviu para assinalar uma semana dedicada à ciência e à engenharia. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Diário de Notícias, 16 de Março de 2009)

domingo, 15 de março de 2009

NASA vai tentar lançar esta noite o vaivém espacial Discovery

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vai tentar lançar esta noite o vaivém espacial Discovery, que levará sete astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Este lançamento já tinha sido adiado na quarta-feira, quando foi detectada uma fuga de hidrogénio numa das válvulas do tanque de combustível externo do vaivém.
O lançamento está previsto para as 19h43 locais (23h43 em Lisboa), com uma janela de dez minutos, no Centro Espacial Kennedy, na Florida. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Jornal Público, 15 de Março de 2009)

CERN lança site para audiência entre os 7 e os 12 anos

O Laboratório Europeu de Física de Partículas conhecido por CERN (Centro Europeu para a Investigação Nuclear), onde se encontra o célebre acelerador de partículas LHC, lançou hoje um novo site dirigido aos mais novos.
Chama-se CERNland e foi desenvolvido para assinalar os 20 anos da organização europeia. Entre outros "iscos" para atrair a atenção dos mais novos, o site dispõe de jogos de vídeo. filmes e oferece a possibilidade de downloads, entre outras aplicações de multimédia. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 13 de Março de 2009)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Electrólise colorida

Falta de óculos?

terça-feira, 10 de março de 2009

Falta de óculos?

Defeitos de visão:presbitia

Técnicas de separação de substâncias

As técnicas de separação de misturas utilizadas dependem do tipo de mistura (homogénea, heterogénea ou coloidal) que pretendemos separar. Em seguida exemplificam-se algumas técnicas de separação.

Questão (Responder até dia 16 de Março)
Qual ou quais as técnicas de separação que utilizarias para separar os diferentes componentes das seguintes misturas:
1- sal, areia e iodo.
2- Água, cortiça, areia e álcool.


Destilação



Filtração a vácuo


Sublimação


Cromatografia


Decantação


Decantação em ampola (líquido-líquido)

domingo, 8 de março de 2009

Espaço: Um grande olho no céu à espreita de pontinhos azuis

Se tudo correr bem, dentro de horas o novo telescópio espacial Kepler da NASA partirá de cabo Canaveral a bordo de um foguetão. A sua missão: descobrir outros "pontinhos azuis"- ou seja, planetas parecidos com o nosso que orbitem em torno de estrelas parecidas com o nosso Sol.
É um velho sonho da Humanidade, saber se estamos ou não sozinhos no Universo. O nosso "pontinho azul", como lhe chamava o conhecido astrónomo Carl Sagan, será único, ou haverá muitos outros como ele noutros cantos da Via Láctea e até de outras galáxias? E se houver muitos outros, haverá ou não vida neles? E se houver vida neles, será vida inteligente, consciente, ou apenas vida primitiva?

O telescópio espacial Kepler da NASA, que deverá ser lançado por volta das 4h da próxima madrugada (hora de Lisboa) a partir de cabo Canaveral, na Florida, a bordo de um foguetão Delta2, é a concretização da primeira etapa indispensável na exploração desta nova fronteira. Tem por missão descobrir mais pontinhos azuis. "O Kepler é uma importante pedra angular para percebermos que tipos de planetas se formam à volta de outras estrelas", diz Debra Fischer, "caçadora" de planetas extra-solares da Universidade Estadual de São Francisco, citada num comunicado da NASA. "As suas descobertas (...) vão ser o nosso guia para conseguirmos um dia vislumbrar um pontinho azul como o nosso à volta de outra estrela da nossa galáxia." Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 6 de Março de 2009)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Como são as imagens projectadas por uma lente convergente?

Imagens dos espelhos esféricos

Como são as imagens dos espelhos esféricos?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Um peixe muito, muito estranho!

E quando pensamos que já vimos tudo... a natureza continua a surpreender! Um peixe com uma cabeça transparente e olhos tubulares pertencente à família Opisthoproctidae. (Ver artigo sobre esta descoberta aqui.)

Asteróide passa perto da Terra


Um pequeno asteróide passou ontem de “raspão” à Terra, de acordo com o Minor Planet Center (MPC) da União Internacional da Astonomia. O pequeno objecto passou a apenas 72 mil quilómetros da Terra, que representa um quinto da distância entre a Terra e a Lua e o dobro da distância da maioria de satélites de comunicações, segundo o site Sky and Telescope.
Esta pequena ameaça celeste, designada de 2009 DD45 - que se julga ter cerca de 30 metros - passou ontem por volta das 13h00 muito perto do nosso planeta. O pequeno ponto no centro da fotografia é o asteróide 2009 DD45. O objecto foi detectado pela primeira vez no sábado por uma equipa de investigadores australianos e mais tarde confirmado pela MPC.
O mais recente objecto que se tinha avistado passar tão perto da Terra foi o 2004 FU162, um asteróide de seis metros que passou a mais de 6 mil quilómetros no nosso planeta, em Março de 2004.
Nos tempos recentes apenas um asteróide de dimensões semelhantes ao 2009 DD45 colidiu com a Terra. Há cem anos, a 30 de Julho de 1908, o Tunguska atingiu a terra na zona da Sibéria libertando força equivalente a 85 bombas como a de Hiroshima e derrubando 80 milhões de árvores. (Retirado do Jornal Público, 3 de Março de 2009)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Líquidos e a densidade - experiência para fazer em casa

Material:
Copo transparente alto
Água, Álcool, Detergente da loiça, Xarope, Mel, Azeite
Clip, Pão, Algodão, Cortiça


Procedimento:
1- Adiciona uma pequena quantidade de cada um dos líquidos ao copo.
2- Regista no caderno a ordem de cada um dos líquidos.
3- Adiciona, um a um, os seguintes materiais: massa, bolinha de algodão, bolinha de pão, clip, cortiça.
4- Regista no caderno o local onde cada um dos materiais ficou.
5- Tira uma fotografia da tua experiência. As melhores fotografias serão depois publicadas aqui. :)


Fotografias

Ficam aqui, como prometido algumas fotos das experiências. Pelas fotos o meu agradecimento à Andreia, ao Diogo, à Daniela e à Matilde. Todas boas fotos mas não posso colocar todas. Ficam aqui dois exemplos:))

domingo, 1 de março de 2009

Ovos e densidade - Experiência para fazer em casa

Material:
- 2 copos
-Colher
- Água
-Sal
-2 ovos crus

Procedimento:

1ª experiência
1- Enche os dois copos com a mesma quantidade de água.
2- A um dos copos adiciona sal, até que não consigas dissolver mais sal.
3- Adiciona os ovos a cada um dos copos.
4- Como explicas o que observaste? (Respostas até dia 8 de Março)

2ª experiência
1- Enche um copo até metade com água doce e outro copo até metade com água salgada.
2- Com cuidado despeja a água doce no copo com água salgada. Não mexas no copo para não misturar a água doce com a água salgada.
3- Com cuidado coloca um ovo no copo.
4- Como explicas o que observaste? (Respostas até dia 8 de Março)

Lentes convergentes e divergentes

O que acontece quando colocamos uma lente convergente e uma lente divergente num feixe luminoso?

Reflexão total

A reflexão total ocorre quando o ângulo de incidência é maior do que o ângulo limite do material, deixando de ocorrer a refracção.