sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cromatografia caseira - Experiência para fazer em casa

Material:
- Papel de filtro do café
- Tesoura
- Marcadores coloridos (preto, azul, verde, vermelho)
- Régua
- Lápis
- Álcool etílico
- Copo

Procedimento:

1- Corta o papel de filtro de forma a obteres um rectângulo.
2- Num dos lados mede com a régua 2 cm e traça uma linha.
3- Com o marcador desenha um círculo sobre a linha.
4- Coloca álcool etílico no copo até cobrires o fundo.
5- Coloca o papel no copo e aguarda uns momentos.
7- Repete os passos anteriores para os outros marcadores.
6- Retira os papeis, deixa secar e não te esqueças de trazeres para a próxima aula!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como são as imagens nos espelhos planos?

Vídeo com duas experiências simples que mostram as características da imagem num espelho plano e numa associação de espelhos planos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

NASA escolheu lua Europa para procurar formas de vida no sistema solar

Europa versus Titã. São duas luas do sistema solar exterior, ambas rodando em torno de gigantes gasosos, mas diferentes uma da outra quanto é possível duas coisas serem diferentes entre si. Uma está na órbita de Júpiter e tem uma crosta de gelo indicando a presença a grande profundidade de um oceano submarino. A outra está na órbita de Saturno e tem uma atmosfera espessa, um clima tempestuoso, lagos de hidrocarbonetos líquidos, chuvas de metano e dunas de material orgânico da cor de uma plantação de café.
Há muitos meses e anos que dois campos científicos refinam as respectivas propostas, cada um deles na expectativa de que a sua lua venha a se sancionada oficialmente como a próxima missão de bandeira da NASA no sistema solar exterior. Na semana passada, a resposta finalmente chegou: Europa e consequentemente todo o sistema de Júpiter serão os primeiros.
A missão ainda se encontra numa fase muito preliminar. Não haverá qualquer lançamento até 2020 e uma sonda só chegará ao sistema de Júpiter em 2025. A NASA apressou-se em dizer que isto não significava um retrocesso relativamente a Titã e ao sistema de Saturno, que continuarão a ter prioridade alta na lista das missões futuras, mas Europa era agora uma missão tecnicamente mais fácil. A NASA vai estar associada à Agência Espacial Europeia (ESA), que nessa altura terá uma sonda sua focada noutra lua de Júpiter, Ganimedes. Ler o resto da notícia
(Retirado do Jornal Público, 24 de Fevereiro de 2009)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ilusões de óptica

Imagens muito interessantes que vale a pena ver e que nos levam a duvidar dos nossos olhos!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Física das altas energias no combate ao cancro

Usar antimatéria para detectar tumores pode parecer ficção científica. Mas é exactamente uma das coisas que o novo Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde vai fazer.
Este centro de investigação da Universidade de Coimbra, instalado junto ao novo pólo hospitalar, prepara um ambicioso programa de pesquisa que inclui a detecção de tumores através da tomografia por emissão de positrões (PET).
Como explica o seu director, o investigador médico Adriano Rodrigues, trata-se do único centro de investigação público português a possuir um acelerador circular de partículas (ciclotrão) dedicado à investigação biomédica (existe outro ciclotrão pertencente a um hospital privado do Porto, o da Boavista).
"É como o acelerador do CERN (Laboratório Europeu de Física das Partículas) em ponto pequeno", explica, enquanto nos conduz ao andar inferior pelas portas blindadas que rodeiam o ciclotrão e cujo objectivo é conter a radiação emitida. Mostra-nos um molho de chaves, organizado de tal forma que, "se alguém lá tivesse ficado fechado dentro, seria impossível pôr o aparelho em funcionamento". Ler o resto da notícia.
(Retirado do jornal Expresso, 17 de Fevereiro de 2009)

Refracção da luz

A refracção da luz ocorre quando a luz passa de um meio para outro ocorrendo uma mudança de direcção. A mudança de direcção deve-se à alteração da velocidade de propagação. É este fenómeno que explica porque é que a palhinha parece partida dentro de água.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Roupa invisível - a melhor forma de camuflagem!

Uma aplicação do fenómeno da reflexão está patente neste vídeo. Um tecido, capaz de refletir imagens 3D desenvolvido pelo professor Susumo Tachi da Universidade de Tóquio, no Japão, torna qualquer objecto ou pessoa invisível através de uma superfície altamente reflexiva. A camuflagem dos soldados em situações de combate é apenas uma das possíveis aplicações desta tecnologia.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Testa o teu cérebro: Cor ou palavra?

Observa as palavras que surgem no ecran e diz a cor em voz alta, se conseguires! :)

Fotografia a cores ou a preto e branco?

Como distinguir uma fotografia a cores de uma fotografia a preto e branco? Será que existem formas de enganar o nosso cérebro em relação às cores? Vê o vídeo com atenção e surpreende-te. :)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Colisão no espaço: satélite norte-americano e satélite russo em primeiro acidente do género

Um satélite de comunicações norte-americano e um satélite “morto” russo colidiram no espaço – o primeiro acidente do género –, a quase 800 quilómetros de distância da Terra, algures sobre a Sibéria, revelou hoje a NASA. O acidente, que ocorreu na terça-feira, não inspira receios de ameaça à Estação Espacial Internacional (ISS).
Os dois engenhos, o norte-americano, propriedade da empresa privada Iridium Satellite LLC e o russo, também de comunicações, já fora de operacionalidade há mais de dez anos, embateram a uma velocidade de 670 quilómetros por minuto. O Pentágono e a NASA crêem que serão necessárias “várias semanas” para determinar a total magnitude da colisão e dos seus efeitos.

“Cremos que esta foi a primeira vez que dois satélites colidiram em órbita”, sublinhou em conferência de imprensa o coronel Les Kodlick, porta-voz do Comando Estratégico dos Estados Unidos. A mesma fonte notou que a nuvem de detritos resultante do choque pode criar problemas potenciais para as operações no espaço, mas que não ameaça a integridade da ISS. (Retirado do Jornal Público, 12 de Janeiro de 2009)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Daltonismo - Vemos todos as mesmas cores?

O Daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de distinguir algumas cores. Esta anomalia pode resultar de lesões ou ser hereditária, sendo observada com maior frequência nos homens (7% em 8% da população).
Existem vários tipos de daltonismo: desde a troca de cores, à dificuldade de distinção entre cores (por exemplo, entre o verde e o castanho) e também a visão acromática (Consegues imaginar o mundo apenas a preto, branco e cinzento?).
O nome desta doença deve-se a John Dalton (1766-1844), físico inglês que desenvolveu a teoria atómica mas também trabalhou na compreensão desta perturbação da qual padecia. Apesar dos inconvenientes associados a esta doença, não são só desvantagens: os daltónicos têm a visão nocturna mais apurada.

Applets para Física- Luz


Neste site encontram-se vários applets interessantes sobre o tema Luz e Radiação.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Desafio: Como se formam as miragens?

Deixa a tua resposta até dia 16 de Fevereiro.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Reflexão da luz

O que acontece quando fazemos incidir um feixe luminoso num espelho?

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Descoberto o mais pequeno exoplaneta de que há registo

Cientistas da Agência Espacial Francesa descobriram o mais pequeno exoplaneta (planeta fora do sistema solar) de que até agora existe registo. O exoplaneta mede menos do dobro da terra e está na órbita de uma estrela semelhante ao sol.
De acordo com os cientistas franceses, o corpo celeste que agora foi descoberto pode ser rochoso como a terra, porém as suas temperaturas são tão altas que possivelmente está coberto por lava ou por vapor de água.
“Esta descoberta é um passo muito importante no caminho de perceber a formação e evolução do nosso planeta”, referiu Malcolm Fridlund, da Agência Espacial Europeia, que também participa na missão.“Pela primeira vez, detectámos inequivocamente um planeta que é ‘rochoso’, no mesmo sentido, que a Terra”, assegurou Fridlund. Ler o resto da notícia.
(Retirado do Jornal Público, 4 de Fevereiro de 2009)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Truque de magia ou física em acção: o copo e a moeda que desaparecem

Truque de magia ou uma simples explicação física? Como explicas o desaparecimento do copo e da moeda?


Como é que a luz entra nos olhos?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Como se comportam líquidos imiscíveis no espaço?

Já reparaste quando temperas com azeite o teu prato que este não se mistura com a água. Mas como se comportam líquidos imiscíveis no espaço? Qual é o efeito da gravidade?