segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Telescópio WISE vai cartografar o céu visto na luz infravermelha

Cartografar todo o céu que se vê a partir da órbita da Terra, a 525 quilómetros de altitude, e no espectro dos infravermelhos, que permite detectar objectos muito frios e, por isso, distantes, é a missão do telescópio WISE, lançado ontem pela NASA a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA).
Durante os seis meses previstos para a sua missão, o WISE vai juntar-se aos dois outros observatórios de infravermelhos em órbita da Terra — o Spitzer, da agência espacial norte-americana, e o Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Observar objectos próximos — como os asteróides e cometas do sistema solar, cujas órbitas os podem trazer desconfortavelmente próximo da Terra, um dia talvez em rota de colisão, é uma das suas missões. Medindo as suas emissões de luz infravermelha, o WISE vai permitir fazer uma boa estimativa dos tamanhos dos asteróides e da sua distribuição, o que será útil para calcular com que frequência a Terra pode esperar um encontro potencialmente perigoso com uma destas rochas espaciais. Ler o resto da notícia. (Retirado do Público, 14 de Dezembro de 2009)

Sem comentários: