quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Desafio de Física com Bear Grylls

Por vezes a sobrevivência não depende apenas das condições físicas mas também dos conhecimentos de Física. Explica, com a ajuda de Newton, esta técnica de sobrevivência exemplificada por Bear Grylls, no programa Man vs Wild.
Deixa o teu comentário a este desafio até dia 8 de Novembro.

18 comentários:

Anónimo disse...

Mariana Neto 9º A número 15.
É a segunda lei de Newton-Lei fundamental da dinâmica.

diogo martins n8 9c disse...

Segundo a 1ª lei de Newton (Inércia):Todos os corpos continuarão em estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha recta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele,ou seja, como Bear Grylls nao consegui puxar-se para cima utilizou a pedra para o puxar, como a pedra era mais pesada que ele a pedra foi para baixo, fazendo assim ele subir.

diogo martins n8 9c disse...

...ele usa um peso mais pesado do que ele para contrariar as forças gravíticas.

Drica disse...

O vídeo corresponde á segunda Lei de Newton que consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita do uso de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é essencial o uso de uma força.


Adriana Vieira nº2 9ºb

Jéssica disse...

Jéssica Jacinto, nº 12 9º C
O que acontece no filme é que Bear Grylls ata um fio a uma pedra e deixa-a cair e ata uma rede a esse mesmo fio na qual se vai colocar. Quando ele puxa o fio e a pedra vai descendo ele sobe. Penso que a lei de newton que o explica é a 3º lei, que diz que quando dois corpos estão em interacção, à acção de um corpo sobre outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro. O Bear Grylls conseguiu subir porque o a pedra exercia uma força nele e ele exercia uma força na pedra, como a força que a pedra exercia sobre ele era maior ele subiu e por cada força que se exerce há sempre outra força exercida com direcção igual e sentido oposto.

Anónimo disse...

esta tecnica pode ser explicada com base na terceira lei de Newton, uma vez que existem quatro forças: o peso da pedra e o peso do homem são forças de acção, e as forças de reacção sao as duas forças que mantêm a corda unida. uma vez que o peso da rocha e maior do que o do homem, este sobe enquanto a rocha desce

pedro cortes, nº17 9ºc

Anónimo disse...

Apartir do momento em que a força exercida pela pedra é superior ao peso do homem, este sobe.
A lei de Newton que se aplica a esta técnica é a segunda ( Fr = m x a )pois quanto maior for a força exercida sobre o homem maior será a sua acelaração,embora possa também observar a 3º lei de Newton, pois para todas as acções à uma recção.

Ana Alho
9ºC nº2

Jéssica Viegas 9ºB Nº10 disse...

Eu acho que é a 2ª lei de Newton (Lei fundamental do movimento)

Carlos Martins Nº4 9ºB disse...

É a 2 lei de Newton, por causa dos movimentos.

Anónimo disse...

É a terceira lei de Newton, par acção-reacção, a acção é o objecto k desce, e a reacção é o homem que sobe.

Miguel Pinto 9ºA

Anónimo disse...

ISTO ERA IMPOSIVEL SEM A LEI DE NEWTON PORQUE SE NAO FOSSE A PEDRA FAZER MAS FORÇA DO QUE O HOMEM ELE NAO CONSEGUIA ALEVANTAR A SUA REDE PARA DORMIR E ISTO BASEA-SE NA 3º LEI DE NEWTON (PAR ACCAO -REACCAO)


PEDRO RODRIGUES Nº16 9ºC

Anónimo disse...

Pesquisando acerca deste tipo de movimentos constatei que o que se apresenta no exemplo do video, foi estudado por Newton. Aplicando a segunda Lei de Newton - Lei fundamental do Movimento, é possível saber a força exercida no corpo para que este suba. O corpo com maior massa desce, levando o outro de menor massa para cima.

Nome: Mariana Laurência
Nº:16
Turma: 9ºA

Anónimo disse...

O homem é mais leve que a pedra, e ele foi esperto, arranjou aquela anti-ursos;
axx:barbara

Sofia Marcelino 9ºC disse...

3ª Lei de Newton (Par acção-acção)
Para cada força exercida sobre um corpo, o corpo exerce uma força contrária com a mesma direcção.

Anónimo disse...

A força exercida tem a ver com a segunda Lei de Newton que explica a causa dos movimentos. Onde um corpo em repouso precisa da aplicação de uma força para se poder movimentar, ou seja, para que o homem se pudesse movimentar para cima utilizou a força da pedra.


Este comentario foi feito por Daniela Valente nº5 do 9ºB

ines ramos nº8 9ºb disse...

é a 2º lei de newton

Vanessa Santana nº17 9ºb disse...

é a segunda lei de newton

Patrícia Raposo disse...

Uma boa participação do 9º ano. Umas respostas mais completas do que outras mas estiveram a pensar no assunto. Vejam a resposta da Ana Alho para tirar dúvidas. :)