terça-feira, 7 de julho de 2009

A Química dos dentes

Já pensaste porque é que é importante lavar os dentes todos os dias? Para além da questão estética existe uma mais importante: a química.
Os dentes são feitos essencialmente de colagénio (uma proteína) e hidroxiapatite (HAp). A parte exterior - o esmalte- é essencialmente hidroxiapatite, com vestígios de substâncias orgânicas (proteínas e ácido cítrico) e cerca de 2% de água.
As bactérias da saliva, responsáveis pelo metabolismo dos açúcares, produzem ácido láctico, fazendo com que o pH da boca fique inferior a 5 (ácido). A reacção do ácido com a HAp forma um sal que é solúvel em água, fazendo com que o esmalte desapareça e levando ao aparecimento das cáries nos dentes. O Fluoreto existente nas pastas dentífricas transformam a hidroxiapatite em fluorapatite, que protege ainda mais os dentes, por ser menos solúvel em ácidos. Para além do fluoreto as pastas dentífricas possuem: abrasivos (carbonato de cálcio, óxido de alumínio e outros) que removem os restos de alimentos e a placa bacteriana; detergentes, para garantir que os dentes se deixam molhar e glicerina ou sorbitol, para manter a humidade da pasta. (Adaptado de Química, V.M.S.Gil)

Sem comentários: