terça-feira, 16 de junho de 2009

Povoar a Lua: uma realidade cada vez mais próxima?

A agência espacial norte-americana vai lançar quinta-feira o foguete Atlas V, que levará para a Lua dois novos artefactos com o objectivo de estudar as condições para que os humanos possam habitar aquele satélite da Terra.
«Estes robôs, que vão nas primeiras missões da NASA à Lua em mais de uma década, são os nossos exploradores com vista a conhecer melhor as características do terreno e do ambiente para a presença humana», afirmou segunda-feira Chuck Dovale, director de lançamentos da NASA, numa conferência de imprensa. As missões coincidem com os 40 anos da chegada do Homem à Lua.
Um dos artefactos, a Sonda de Reconhecimento Lunar, vai manter-se em órbita em torno da Lua e apontará os seus instrumentos para o satélite da Terra, de modo a encontrar também locais para futuras descidas dos astronautas.
Por seu lado, o Satélite para Observação da Cratera Lunar tem por missão encontrar provas da existência de água nos pólos lunares.
Os cientistas acreditam que, se fosse encontrado gelo na superfície lunar, este poderia ser usado para auxiliar a subsistência de astronautas e futuros colonos mas também como fonte de combustível para explorações para além da Lua. Ler o resto da notícia. (Retirado da TSF, 16 de Junho de 2009)

Sem comentários: