terça-feira, 21 de abril de 2009

Descoberto planeta extra-solar com apenas duas vezes mais massa que a Terra

Não é uma segunda Terra, mas é o primeiro planeta encontrado fora do Sistema Solar cuja massa é pouco maior que a da Terra. Foi descoberto por uma equipa internacional de astrónomos com um espectrógrafo (o HARPS, High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher) e um telescópio de 3,6 metros de diâmetro do Observatório Europeu do Sul (ESO), situado em La Silla, no Chile.
“Com apenas 1,9 vezes a massa da Terra, é o exoplaneta com menos massa jamais detectado — e é muito provavelmente um planeta rochoso”, diz um dos co-descobridores, Xavier Bonfils, do Observatório de Grenoble, citado por um comunicado do ESO.

O planeta gira em torno da estrela Gliese 581, uma anã vermelha, muito menos brilhante do que o Sol, situada a 20,5 anos-luz de nós na direcção da constelação da Balança. Gliese 581e (o planeta) dá uma volta à estrela em 3,15 dias. Foi detectado graças ao método das velocidades radiais, que assinala a presença de planetas através das pequeníssimas variações de velocidade que a sua força gravitacional impõe à estrela-mãe. Ler o resto da notícia. (Retirado do Jornal Público, 21 de Abril de 2009)

1 comentário:

Stone disse...

Apenas quero deixar aqui os meus parabéns pela excelência do blog e os meus votos de muito sucesso!