quinta-feira, 19 de março de 2009

Porque ficam as pessoas com os olhos vermelhos nas fotografias?

Quando se tira uma fotografia com o flash por vezes ficamos com uma cor vermelha nos olhos. Essa cor vermelha vem da luz que é reflectida nas retinas dos nossos olhos. Em vários animais, inclusive cães, gatos e veados, a retina tem uma camada reflectora especial chamada tapetum lucidum (parte interna do olho que reflecte a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que esta passe duas vezes pela retina), que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos. Se iluminarmos os olhos dos animais com lanternas ou faróis à noite, eles reflectem uma luz branca e clara.
Os humanos não têm essa camada tapetum lucidum nas suas retinas. Quando iluminamos os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite, não é possível ver nenhum tipo de reflexo. No entanto, o flash da máquina é claro o suficiente para causar um reflexo na retina - o que vemos é a cor vermelha dos vasos sanguíneos que nutrem o olho.
As máquinas fotográficas actuais possuem recursos que diminuem o efeito dos “olhos vermelhos”, disparando luzes antes do flash com o objectivo de retrair as pupilas. Outra solução é olhar para um objecto luminoso alguns instantes antes de tirar a foto, fazendo com que haja a contracção da pupila. (Para saber mais).

Sem comentários: