domingo, 1 de Março de 2009

Ovos e densidade - Experiência para fazer em casa

Material:
- 2 copos
-Colher
- Água
-Sal
-2 ovos crus

Procedimento:

1ª experiência
1- Enche os dois copos com a mesma quantidade de água.
2- A um dos copos adiciona sal, até que não consigas dissolver mais sal.
3- Adiciona os ovos a cada um dos copos.
4- Como explicas o que observaste? (Respostas até dia 8 de Março)

2ª experiência
1- Enche um copo até metade com água doce e outro copo até metade com água salgada.
2- Com cuidado despeja a água doce no copo com água salgada. Não mexas no copo para não misturar a água doce com a água salgada.
3- Com cuidado coloca um ovo no copo.
4- Como explicas o que observaste? (Respostas até dia 8 de Março)

15 comentários:

hristian 7ºc nº13 disse...

eu obcervei que no copo que pus sal o ovo não ficou coberto com a gema e no copo que não pus sal o ovo ficou coberto com a gema

hristian 7ºc nº 13 disse...


eu obcervei que o ovo não foi ao fundo

andré bernardo afonso 7c3 disse...

1-O ovo foi au fundo.
2-O ovo ficou a flutuar a meio do copo.

joana andrez 7c nº17 disse...

Na 1ª experiência, o ovo que estava no copo com água salgada boiou, pois a água era mais densa que este e o ovo que estava no copo com água doce afundou, pois a água era menos densa que este.
Na 2ª experiência, o ovo afundou, pois é menos denso que a água.

Iana nº14 disse...

1- O ovo que ficou no copo com água e sal flutuava e o que ficou no copo só com a água não porque a água e o sal é mais densa que só a água e como o ovo é menos denso que a água salgada, ele flutua.

2- O ovo vai ao fundo porque a água já não é tão densa, é menos densa do que o ovo.

Mariana Nº19 7ºC disse...

1ª experiência: Na minha experiência eu pude observar que o ovo flutua na água salgada e eu explico isso dizendo que, como se juntou sal à água , esta ficou mais densa que o ovo, permitindo assim que ele flutuasse.

Bruna nº5 7ºC disse...

1º experiência
Quando eu coloquei o ovo dentro do copo com água doce, este foi ao fundo pois é mais denso que a água.
Mas quando eu coloquei o ovo dentro do copo com água salgada este flutuou pois é menos denso que a água.

2º experiência:
Quando eu adicionei água doce à água salgada esta ficou menos densa que o ovo pois este foi ao fundo.A água ficou menos densa que o ovo porque ficou com uma quantidade muito menos reduzida de sal(que era o que fazia com que a água ficasse mais densa).

Mariana 7ºC Nº19 disse...

2ª experiência: Na minha experiência pude observar que o ovo se afundou e eu explico isso dizendo que ao juntar agua doce (menos densa) fez com que a mistura ficasse menos densa que o ovo permitinde assim a este que afundasse.

Grigore 7-C N-11 disse...

Na primeira expriencia 0 ovo fico em sima da agua com sal e outro copo se sal o ova fico em baixo.Na segunda expriencia o ovo fico em cima da agua salgada.

Diogo Sosa nº9 7ºC disse...

1ª experiência
4- o copo que tem sal quando adicio-nei o ovo ele flutu-ou, mas no copo que não tinha Sal o ovo foi au fundo.

Diogo Sosa nº9 7ºC disse...

2ª experiência
4- quando eu adicio-nei o copo com água doce no copo com água salgada o ovo ficou ao de cima no copo.

ana melissa 7ªC Nº2 disse...

1- No copo da água doce o ovo não flutua e no copo com agua salgadao ovo flutua.
2-O ovo so foi ate a meio porque na agua doce nao flutuava e an agua salgada flutuava.

Patrícia Raposo disse...

O ovo afunda em água doce porque a sua densidade é maior do que a da água. Na água salgada o ovo flutua porque a água salgada á mais densa que a água doce.
Na segunda experiência o ovo fica a flutuar entre a água salgada e a água doce. Se não conseguiram este resultado tentem novamente, colocando uma grande quantidade de sal na água.:)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

eu observei que o copo que estava com água salgada o ovo flutua e com água doce nao flutua