domingo, 8 de fevereiro de 2009

Desafio: Como se formam as miragens?

Deixa a tua resposta até dia 16 de Fevereiro.

12 comentários:

Luis Felipe disse...

Se está falando de miragem, por definicao está se referindo aos desertos. A miragem se forma devido a refracao da luz entre o "ar menos quente" da regiao um pouco acima do solo para o ar "mais quente" da regiao imediatamente acima do solo. Nesse caso, ar quente e ar "menos quente" podem ser considerados dois meios distintos pelo qual a luz sofre refracao.

Beatriz g 8c disse...

acho que é através da refracção da luz .. a luz está em linha recta mas altera-se quando passa de um meio com uma densidade para um com outra ..

isadora moreira 8ºc Nº 12 disse...

A palavra miragem vem da palavra francesa "mirage", que significa ser refletido.Uma miragem é um efeito ótico real que ocorre na atmosfera e que pode inclusive ser fotografado.
A miragem mais comum em nosso clima talvez seja a de um veículo que aparece como que refletido no asfalto de uma estrada, dando a nítida impressão de que o solo está molhado e que o veículo foi refletido por uma poça d'água. Esse tipo de miragem, criada por um maior aquecimento das camadas de ar próximas do solo do que o aquecimento das camadas de ar mais afastadas, é também comum em desertos e, talvez, uma das mais exploradas em histórias em quadrinhos.

Beatriz Sustelo 8ºC disse...

O fenomeno físico que explica a miragem é a refração. Quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente ele afasta-se da direção perpendicular à superfície (ou seja, a direção normal) que separa os dois meios. A lei que descreve esse fenomeno é a lei de Snell.

Adriana,8ºC,nº1 disse...

Uma miragem é um efeito ótico real que se dá na terra e que ser fotografado.
A miragem que acho mais comum talvez seja a de um automovel que aparece reflectido lá ao fundo da estrada, que nos da a impressao de que a estrada está molhada e que o automovel foi refletido por uma poça d'água. Essa miragem é criada talvez por um aquecimento de calor. (nos desertos acontece mais)

Inês Baltazar 8ºC Nº11 disse...

Eu acho que as miragens se formam a partir do desvio da luz, reflectida por o objecto.

Anónimo disse...

As miragens formam-se quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente, ele afasta-se da direção perpendicular à superfície que separa os dois meios.

Gonçalo Amália 8c 10 disse...

As miragens formam-se quandoum feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente, ele se afasta da direção perpendicular à superfície (ou seja, a direção normal) que separa os dois meios.

Rita 8ºE nº 14 v disse...

As miragens que constantemente aparecem em histórias em quadrinhos não são uma alucinação do personagem, como pensam muitas pessoas. Uma miragem é um efeito ótico real que ocorre na atmosfera e que pode inclusive ser fotografado.

O fenômeno físico que explica a miragem, assim como muitas outras, é a refração. Quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente ele se afasta da direção perpendicular à superfície (ou seja, a direção normal) que separa os dois meios. A lei que descreve esse fenômeno é a lei de Snell
n1 sen1 = n2 sen2

Manuel Martins disse...

A miragem apresentada no vídeo forma-se através da reflxão da imagem do porco.

Catiia * 8ºE nº 7 disse...

Miragem é um fenômeno óptico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias ou em paisagens desérticas. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real e não apenas uma ilusão de óptica. Miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários tipos de imagem do objeto. A luz solar, em direção ao asfalto, sofre refração devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida em que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie do mesmo. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente). O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas.
Miragem é apenas um dos muitos fenômenos ópticos que podemos observar no céu. Efeitos como arco-íris, halo, iridescência, coroa, nuvens noctilúcias, dentre outros, também podem ser confundidos com ilusões de óptica, mas são fenômenos reais envolvendo a propagação da luz na atmosfera, além de serem muito agradáveis de se ver.

Joao R. disse...

Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real e não apenas uma ilusão de óptica