domingo, 7 de dezembro de 2008

Tecidos inteligentes: Que roupa usaremos no futuro?

Que roupa usaremos no futuro? A Philips está a desenvolver várias tecnologias que prometem revolucionar o nosso modo de vestir.
A tecnologia Lumalive permite reproduzir diferentes símbolos, logos, mensagens curtas, e até mesmo animações no tecido do casaco. O sistema é totalmente integrado no tecido, o que torna praticamente invisível. A área onde é armazenada a bateria e os circuitos eléctricos podem ser facilmente retirados para lavagem do casaco.
Outro aspecto explorado pela Philips é a utilização da roupa como forma de protecção. A Down Corning´s Active Protective System é um sistema inteligente de tecido multi-camadas, com revestimento de silicone, que tem a capacidade de reagir a impactos, tornando-se instantaneamente mais rígido e protegendo o utilizador de eventuais incidentes. Assim que os sinais de impacto desaparecem o tecido volta ao seu estado normal, retomando a sua flexibilidade. Os militares e alguns desportistas poderão ser beneficiados com este tipo de tecnologia, dado que ambos desempenham actividades que requerem um certo grau de protecção.
Outra novidade da Philips é a já patenteada tecnologia Muscle Wires, que consiste na utilização de pequenas tiras de titânio que adquirem uma propriedade flexível quando é aplicada electricidade. Com esta tecnologia será possível reajustar o tamanho de um casaco para se adequar perfeitamente à estatura do proprietário, através da manipulação destes "fios musculares".

Sem comentários: