quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Porque é que a lua não cai?

20 comentários:

7C nº20 Matilde disse...

A Lua não cai porque existe um equilibrio de rapidez e gravidade entre a Terra e a Lua.Se a Lua se movesse mais rapidamente à volta da Terra escaparia à força de gravidade da Terra e seria projectada para o espaço, mas se se movesse mais lentamente a gravidade iria atraí-la para a Terra.Este equlíbrio de forças cria a órbita.

ana melissa canário nº2 7ºC disse...

A lua não cai ou nao é projectada para o espaço porque ela mantém o equilibriu entre a velocidade e a gravidade, e assim nao sai da orbita

Natália 7ºC nº21 disse...

A Lua não cai porque o seu movimento à volta da Terra é tão rápido que ela nunca chega a cair.

iana nº 14 7C disse...

A Lua não cai porque ela roda depressa e por causa da gravidade ela mantem a sua órbita não chega cair na Terra.

Gisela Correia 7ºC nº10 disse...

Na verdade, a Lua está sempre a cair na direcção da Terra mas move-se tão depressa que nunca chega cair. Ainda que está constantemente a cair, a Lua, nunca bate na Terra Em vez disso, "cai" à volta da Terra num movimento circular contínuo. Se a Lua fosse muito mais rápida, ela escaparia à gravidade da Terra e seria projectada para o espaço, mas se a Lua se movesse mais devagar a gravidade iria atraí-la para a Terra. Este equilíbrio delicado de rapidez e gravidade cria o que chamamos de "Orbita" onde um corpo de menor massa circula à volta de um outro com mais massa. A Lua orbita a Terra desta forma.

Mariana Nº19 7ºC disse...

Na verdade a Lua está sempre a "caír" na Terra, mas como o seu período de rotação e rápido, isso impede que ela caia na Terra, andando sempre a volta do nosso planeta formando uma órbita.

joana andrez 7ºc nº17 disse...

Na verdade, ao contrário do que todos nós pensamos, a lua está sempre a cair na direcção da Tera mas move-se tão depressa que nunca chega a cair.
NOTA: Se esta se move-se mais devagarchegaria a cair na Terra, pois a gravidade iria atraí-la, mas, se se movesse mais depressa a lua escaparia à gravidade da Terra e seria projectada para o espaço, pois um corpo de menor massa circula à volta de um outro com mais massa.

Anónimo disse...

Joana Inácio Nº16 7ºC

A lua não cai porque se move demasiado depressa que não cai na terra.

Daniela nº8 7c disse...

Na verdade, a Lua está sempre
a cair na direcção da Terra mas move-se tão depressa que nunca chega cair.
Se a Lua fosse muito mais rápida,
ela escaparia à gravidade da Terra e seria projectada para o espaço .mas se a Lua se movesse mais devagar, a gravidade iria atraí-la para a Terra.

Guilherme Nº12 7ºC disse...

A Lua não cai na Terra porque tem rapidez suficiente para "escapar" à gravidade, mas não tem rapidez suficiente para sair para fora da órbita da Terra.

Bruna nº5 7ºc disse...

A Lua não cai na devido ao equilíbrio delicado de rapidez e gravidade, isto é se a Lua fosse mais rápida escaparia à gravidade da Terra e seria projectada pelo espaço, mas se a Lua se movesse mais devagar a gravidade ía atríla para a Terra

Andreia Brito Nº4 7ºC disse...

Na verdade a lua está sempre a cair na direcção terra, mas move-se tão depressa que nunca chega a cair. Porque a lua quando vai a cair, em vez de cair na Terra, cai á volta da terra num movimento contínuo, se a lua fosse mais rápida, ela escaparia á gravidade da Terra e seria projectada para o espaço. Mas se a lua se move-se mais devagar, a gravidade iria atrai-la para a Terra.
A lua orbita á volta da Terra, tal como os outros planetas orbitam á volta do sol.

cristiano 7c n7 disse...

a lua nao cai devido a forca da gravidade e da velocidade

tomas 7c 26 disse...

porque não está dentro da atmosfera

sara 7c nº25 disse...

Na verdade, a Lua está sempre
a cair na direcção da Terra mas move-se tão depressa que nunca chega cair.Se a Lua fosse muito mais rápida,
ela escaparia à gravidade da Terra e seria projectada para o espaço.Mas se a Lua se movesse mais devagar,a gravidade iria atraí-la para a Terra.Este equilíbrio delicado de rapidez e gravidade cria o que chamamos de "Orbita"

Hristian 7ºC nº 13 disse...

A segunda é que realmente a Lua cai sim!
ela também está se movendo tangencialmente a trajetória circular. É como se ela conseguisse escapar da Terra, ganhando uma certa altura... altura a qual é justamente a que é perdida durante a sua queda... Por isso a coisa fica equilibrada e ninguém acorda com a Lua no quintal de casa!
É isso!

Diogo Sosa nº9 7ºc disse...

A segunda é que realmente a Lua cai sim!
Só que a coisa que faz com que a Lua não caia sobre as nossas cabeças é que, enqüanto ela está caindo, ela também está se movendo tangencialmente a trajetória circular. É como se ela conseguisse escapar da Terra, ganhando uma certa altura... altura a qual é justamente a que é perdida durante a sua queda... Por isso a coisa fica equilibrada e ninguém acorda com a Lua no quintal de casa!
É isso!

Grigore Navin nº11 7ºc disse...

O que acontece é que com Lua temos duas coisas.
A primeira é que a Lua está se movendo pra frente, por isso que ela se desloca.
A segunda é que realmente a Lua cai sim!
Só que a coisa que faz com que a Lua não caia sobre as nossas cabeças é que, enqüanto ela está caindo, ela também está se movendo tangencialmente a trajetória circular.

Patrícia Raposo disse...

Mais uma vez os meus parabéns para o 7ºC. Para além de quase toda a turma participar, estiveram atentos ao vídeo e responderam correctamente à questão.

Ciência Ao Natural disse...

:)

Gostei tanto de ler todas as respostas do 7º C.
Gostei mesmo!

Abraço

Luís Azevedo Rodrigues