sábado, 29 de novembro de 2008

Porque é que há marés?

Vê o vídeo e dá a tua resposta até dia 6 de Dezembro.

15 comentários:

Joana 7ºC Nº17 disse...

As marés criam-se através da subidada e descida dos oceanos da e através da "Força gravítica"(que é como os oceanos se estivessem a esticar para fora).
A água dos ocenos da Terra é "puxada" pela gravidade do Sol e da Lua. Esta força gravitacional cria uma força nas marés: um aumento do nível das águas de um dos lados da Terra.
O facto de a Terra e a Lua se orbitarem uma à outra, causa a "Força da Maré" no lado oposto ao da Lua.
A força gravítica do Sol e da Lua mais a órbita da Terra e da Lua à volta uma da outra é que fazem com que os oceanos sejam afectados por esta força dos dois lados da Terra ao mesmo tempo.

Mariana Nº19 7ºC disse...

A órbita da Terra e da Lua uma à volta da outra cria uma força nas marés, e isto juntamente com a força de gravidade do Sol e da Lua cria as marés.

tomas 7º C Nº26 disse...

A força gravitational cria uma
força nas marés aumentanto o
nível da água de um dos lados da Terra.

Daniela nº8 7c disse...

Os oceanos da Terra sobem e descem duas vezes por dia, criando as marés.
A força gravitational cria uma força nas marés: um aumento do nível da água de um dos lados da Terra.
Isto causa as marés.

Gisela Correia nº10 7ºC disse...

Os oceanos da Terra sobem e descem duas vezes por dia criando as marés mas além disso também existe uma "Força de Maré", como se os oceanos se estivessem a 'esticar' para fora.
A água dos oceanos da Terra é 'puxada' pela gravidade destes dois corpos celestes esta força gravitacional cria uma força nas marés: um aumento do nível da água de um dos lados da Terra. Isto causa as marés.
Mas o Sol e a Lua não são a única razão para a criação das marés.
Mas é a Terra ao orbitar a Lua que causa esta "Força da Maré" no lado oposto ao da Lua.
Então a força gravítica do Sol e da Lua mais a órbita da Terra e da Lua à volta uma da outra que fazem com que os oceanos sejam afectados por esta força dos dois lados da Terra ao mesmo tempo.

Natália Cruz 7ºC nº21 disse...

A água dos oceanos da Terra é "puxada" pela gravidade do Sol e da Lua, esta força gravitacional cria um aumento do nível das águas na Terra e isso faz com que haja marés.

ana melissa canrio nº2 7ºC disse...

As marés dão-se devido:
* À força de gravidade do sol e da lua, pois esta força gravitational cria um aumento do nível da água de um dos lados da terra.
* E também à órbita da terra e da lua à volta uma da outra, que fazem com que os oceanos sejam afectados por esta força dos dois lados da terra ao mesmo tempo.

matilde 7C N20 disse...

O que causa as marés é a força do Sol e da Lua mais a órbita da Terra e da lua à volta uma da outra.A água dos oceanos da Terra é 'puxada' pela gravidade destes dois corpos celestes, a Terra e a Lua.

Andreia Brito Nº4 7ºC disse...

A força gravítica do Sol e da Lua mais a órbita da Terra e da Lua à volta uma da outra é que fazem com que os oceanos sejam afectados por esta força dos dois lados da Terra ao mesmo tempo. Por isso é que se formam as marés.

iana nº 14 7ºC disse...

Há marés por duas razões:

1- Quando a Lua ou o Sol estão numa linha por cima do mar da Terra, com a gravidade a água é puxada e assim torna-se a maté alta; e depois ao contrário forma-se a maré baixa

2- Como a Terra é mais "pesada" a sua órbita é menor. Mas é a Terra ao orbitar a Lua que causa uma "força da maré" noutro lado da Terra.

Bruna nº5 7ºc disse...

Há marés porque a água dos oceanos da Terra é "puxada" pela gravidade do Sol e da Lua, esta força gravitacional cria uma força nas marés: um aumento do nível da água de um dos lados da Terra, mas não é só isso, a Terra e a Lua orbitam-se uma á outra, e a Terra ao orbitar a Lua causa uma força "A Força da Maré" no lado opasto ao da Lua.E são por estas duas razões que existem as marés.

hristian 7ºC Nº13 disse...

As marés são oscilações periódicas do nível do mar, uma espécie de inchação provocada pela atracção que a Lua e o Sol exercem.

Grigore 7-C N -11 disse...

1-Quando o Sol ou a Lua estão por cima do mar, atraem a água para eles fazendo-o subir. Mas, como a Terra gira, o mar, quando os astro já não estão por cima dele volta a descer e a maré fica baixa.

diogo sosa nº9 7ºc disse...

desculpe ter respondido tarde mas o que interesa é responder. As marés existem porque existe uma força gravitational que é o aumento das águas de um dos lados da Terra



Diogo sosa nº9 7ºc

Patrícia Raposo disse...

Todos os dias ocorrem, de 6 em 6 horas, a maré cheia (ou preia-mar) e a maré vaza (ou baixa-mar). A ocorrência das marés é explicada considerando a força de atracção que a Lua exerce sobre a Terra e o movimento de rotação da Terra. O Sol também provoca marés, embora menos intensas que as da Lua. Quando o Sol e a Lua estão alinhados (Lua Cheia e Lua Nova) as marés descem e sobem mais do que o habitual- são as marés vivas. Quando o Sol e a Lua formam com o nosso planeta um ângulo recto, as forças de atracção deles entram em conflito provocando as marés mortas.