quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quem foi Antoine Lavoisier

Nascido em Paris, em 1743, Antoine-Laurent de Lavoisier pertencia à pequena nobreza. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Ficou célebre pela sua frase "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
A única coisa que Lavoisier nunca fez foi descobrir um único elemento. Naquela altura, em que qualquer Zé da Esquina com uma proveta, uma chama e uns pós interessantes podia descobrir qualquer coisa nova – e quando cerca de dois terços dos elementos estavam ainda por descobrir – Lavoisier não conseguiu descobrir um único. Em vez disso, Lavoisier pegou nas descobertas dos outros e deu-lhes algum sentido. Ignorou o flogisto e os ares mefíticos. Compreendeu para que servia o oxigénio e o hidrogénio e deu a ambos os seus nomes actuais. Em resumo, ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência química.
Durante anos, ele e a mulher fizeram estudos extremamente rigorosos que necessitavam de medições muito precisas. Descobriram, por exemplo, que um objecto ferrugento não perdia peso, como todos pensavam havia muito tempo; pelo contrário, ficava mais pesado, o que constituiu uma descoberta surpreendente. Foi a primeira constatação de que a matéria poderia transformar-se, mas não perder-se. Este conceito, verdadeiramente revolucionário, ficou conhecido como a lei da conservação da massa. Infelizmente, coincidiu com outro tipo de Revolução – a Revolução Francesa – e, em relação a essa, Lavoisier estava inteiramente do lado errado. Acabou por ser executado na guilhotina em 1794.

(Adaptado de Bryson, B., Breve História de Quase Tudo)

Questões:
Explica qual a importância do trabalho de Lavoisier no desenvolvimento da química moderna.
Explica o que significa a frase “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

30 comentários:

luis 8ºc disse...

1º Ele aprofundou os conhecimentos da quimica atravez de estudos muito rigorosos e com a ajuda da mulher

2ºA frase quer dizer que o homem nada cria e nada perde pois toda a matéria sofre uma transformação ao longo do tempo

Luis 8ºc

Ana Patrícia disse...

Ana Patrícia 8ºE

1º- A experiencia do trabalho de Lauvoisier no desenvolvimento de quimica moderna foi que ele e sua mulher fizeram estudos muito rigorosos que necessitavam de medições muito precisas.


2º-O significado da fraze quer dizer na Natureza nada se perde porque na narureza morre e volta a nascer.

Tiago - 8C disse...

1º, Conseguio identificar e batisar o oxigênio e o hidrogenio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química que ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência química
2ºQue a materia esta toda na natureza ou seja que o homen nao a cria e que a materia se pode a vir a transformar sem se perder.

tiago n26 8C

kevin 8ºc disse...

1º-Antoine lavoisier teve mais conhecimento da quimica, com a ajuda da mulher fizeram estudos extremamente rigorosos.


2º-A frase "Na natureza nada se cria, nada se perde,tudo se transforma" significa: tudo que a natureza tem para ser criado já esta criado, o que pode ser é apenas modificado ao longo do tempo.

Anónimo disse...

1ºA impotancia do trabalho de Lavoieser foi que ele e a mulher fizeram vários e complicados estudus para perceberem melhor a ciência da quimica dando alguns nomes a substancias actuais.

2ºA Frase: ´"Na Natureza nada se cria na se perde tudo se transforma" Significa que nada desaparece e que nada aparece de nada pois esta tudo em constante tranfromaçao.

Joao R. 8c

Manuel 8ºC disse...

1- Lavoisier é o primeiro químico moderno, pois todas as áreas da química actual, se baseiam nos trabalhos fundamentais que desenvolveu durante o século XVIII.

2- Em todas as reacções químicas que ocorrem na Natureza, a quantidade de reagentes envolvidos é igual à quantidade de productos formados.

Rita 8ºE disse...

1º- a importância que teve o trabalho de lavoisier no desenvolvimento da quimica moderna foi que ele consegiu fazer grandes descobertas na aréa quimica aprofundando assuntos rigorozos ! descubriu todos os componentes menos um resolveu entao pegar nas descobertas dos outros daresz sentido e ignorou o flogisto e os ares mefítices .

2º- A fraze "Na Natureza nada se cria , nada se perde tudo se tranforma" qer dizer que , qando se tira alguma coiza da natureza esa coiza nao se perde pois volta a crescer !

Ana Raquel 8ºC disse...

1ºA importância do trabalho de lavoiser no desenvolvimento da quimica moderna foi os conhecimentos que adquiriu atravez dos estudos rigorosos com ajuda da sua mulher.

2ºO significado dessa frase e que a Natureza criam tudo sozinha, e nao perde nada porque tudo volta a nacer e tudo ao longo do tempo modifica-se.

Inês Baltazar 8ºc disse...

Inês Nº11 8ºC

1º Porque a química actual se baseia nos trabalhos sesenvolvidos por Lavoisier no século XVIII.

2º Significa que na Natureza nada se cria nasa desaparece apenas ocorrem transformações.

Beatriz Gonçalves 8C disse...

1º - A importância de Antoine Lavoisier , foi que ele ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência química . Para isso fez muitos estudos rigorosos .

2º - Esta frase significa que não há nada que se crie,nem nada qe se perca .. Ao longo do tempo, a partir de umas coisas , vão-se criando outras , as coisas vão evoluindo .

Andreia 8ºC disse...

1º- Lavoisier estudou muito bem através da química rigorosa com a sua mulher.


2º- O homem naquela altura não criava, não perdia , mas transformava á medida que ia evoluindo.

Cristiana 8ºC disse...

1º-O trabalho de Lavoisier foi importante porque através dos seus estudos rigorosos ajudou a dar rigor, clareza e método à química.


2º-Significa que na natureza só ocorrem modificações da matéria.

Adriana Mestre disse...

1º- A importãncia do trabalho de Lavoisier no desenvolvimento da química moderna foi que ele e a sua mulher fizeram descobertas muito importântes, muito rigorosas.

2º-A frase quer dizer que na Natureza nada se perde porque volta semprea nascer.

MartaSilvestre ! 8ºE disse...

1º- foi importante porque através dos seus estudos rigorosos ajudou a dar rigor, clareza e método à química , acho eu .


2º-significa que nada se perde , porque volta a nascer !!!! E que tudo o quer morre volta a nascer , o homem é que tranforma !!!

Anónimo disse...

Ruben 8ºE

1º- A importância de Lavousier no desenvolvimento da química moderna foi, ele e a sua mulher fizeram estudos extremamente rigorosos que necessitavam de medições muito precisas.

2º- A Frase , " Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma" , significa que na natureza , o homem nao produz nada, nao perde nada , porque depois , tudo volta a nascer .

Anónimo disse...

1º- Lavoisien foi um quimico moderno, que aprofundou os estudos muito rigorosos com a ajuda da sua mulher.

2º- A frase " Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." significa que na Natureza o homem nada cria e nada perde, pois toda a matéria sofre transformações ao longo do tempo.

Arina nº5 8ºe

Anónimo disse...

Cátia e Ricardo 8º E

1º- a importância de lavoisier na quimica foi ter feito estudos muito importântes e rigorosos com a ajuda da sua mulher.Ele conseguiu identificar e batizar o oxigénio e o hidrógénio.

2º- a fraze "na natureza na se cria, nada se perde, tudo se transforma " siguifica : que na natureza o homem nada cria e nada perde pois o que pode acontecer é que ao longo do tempo a matéria sofre uma transformação.

Anónimo disse...

1º A importancia do desenvolvimento do trabalho na quimica moderna, foi compreender por exemplo para que servia o oxigenio e o hidroxido de carbono.
Ao lomgo do tempo fez estudos muito rigorosos, que o ajudou a dar rigor, clareza e metodo a ciencia.

2º Na natureza nada se cria, mas tambem se a transformarmos nao a perdemos.

Liliana 8ºE

Anónimo disse...

1º-O trabalho de Lavoisier foi importante para o desenvolvimento da quimica moderna porque compreendeu para que servia o oxigenio e o hidrogenio,ajudou a dar rigor,dureza e metodo a ciencia quimica.


2º-O significado da frase e que a materia esta toda na natureza e o homem nao a cria e que a materia pode se ir transformando sem desaparecer



Flávio 8ºE
Ruslan 8ºE

Anónimo disse...

1º Antoine Lavoisier ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência quimica. Durante muito tempo ele e a sua mulher fizeram estudos juntos muito rigorosos e descobriram por exemplo que um objecto ferrugento não perde peso. Pelo contrário ainda fica mais pesado.

2º A frase " Na Natureza nada se cria, mada se perde, tudo se transforma " quer dizer que tudo o que o Homem tira da natureza ele volta a criar!

Catarina 8º E

andre 8 C disse...

André 8ºC
1º O Lavoisier atraves da sua investigação, rigor e método de trabalho deu um grande contributo a ciência quimica. Ajudou a criar a nomenclatura quimica que ainda hoje utilizamos.

2º A frase parece muito complexa, mas significa que ao longo do tempo a matéria que conhecemos apresenta sempre novas formas, depois de ser transformada.

Gonçalo amália e Gonçalo Castanho disse...

Lavoisier ajudou a demonstrar que era preciso mais rigor e esixência na química do que naquela altura.

Adriana 8ºc disse...

1ºLavoisier precisou da ajuda da mulher para fazer estudos e conseguiu chegar a conclusoes nas quais hoje a nossa quimica se baseia. (e na qual hoje se tornou a sua lei) os seus estudos precisam de medidas exactas, pois nao poderiam dar diferentes resultados em todas as vezes que experimentava fazê-las.

2º O significado da frase quer dizer que não somos nós que fazemos a natureza,mas sim ela própria que se faz e nós só tratamos de a modificar.

Gonçalo Amália nº10 e Gonçalo Castanho nº9 8ºc disse...

1ºLavoisier demonstrou que a química exije mais rigor e presisão do que na altura era feita.

2º Quer dizer que a quantidade de reagentes envolvida, no final dará sempre o mesmo resultado nos productos de reacção.

Beatriz Sustelo 8ºC disse...

Lavoisier foi o primeiro cientista a “anunciar” o princípio da conservação da matéria. Contrariou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Ele e a mulher (Lavoisier foi um inovador para aquela época porque não era normal uma mulher trabalhar) fizeram estudos extremamente rigorosos que necessitavam de medições muito precisas. E descobriram que um objecto ferrugento não perdia peso,
(como todos pensavam) pelo contrário, ficava mais pesado, o que constitui uma descoberta surpreendente.

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", frase de Lavoisier, esta frase quer dizer que a matéria não se perde, transforma-se.

Sem Lavoisier, se calhar ainda perduraria a teoria do flogisto e os ares mefíticos. Lavoisier foi um revolucionador da Química!


Beatriz Sustelo 8ºC

Ricardo Vicente disse...

Ricardo 8ºC

1º-Antoine Lavoisier era o "pai" da Química moderna.
Considerado o homem que inventou a química moderna,Lavoisier foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação de matéria e identificou e baptizou o oxigénio.

2º-nada se cria nem nada se transforma porque passado vário tempo os corpos fazem reacções com outros e transformam-se num novo corpo.

João.F- 8ºC disse...

João.F 8ºC

1º- Antoine Lourent Lavaisier, é considerado o pai da química moderna.
Descobriu a composição da água, e em 1785 estabeleceu as Leis da
Conservação da massa


2º- Quere dizer que na Natureza, nas transformações químicas não há
Alteração total da massa ao passar dos reagentes para os produtos
De reacção.

Marta Madureira 8ºC disse...

1º ele aprofundou a área da quimica desenvolvendo estudos, tornando a quimica muito mais exigente.

2º a frase quer dizer que toda a substância que morre volta a renascer em outra forma devido á tranformação .

Patrícia Raposo disse...

Lavoisier deixou a sua marca na história da Química. Numa época em que a geração espontânea e o flogisto eram utilizados para explicar muitos fenómenos, Lavoisier demonstrou, através do método científico, que estes não existiam. Através da realização de muitas experiências demonstrou, que numa reacção química a massa total dos reagentes era igual à massa total dos produtos. A lei de Lavoisier mostra que não existe o aparecimento espontâneo das substâncias: os produtos de uma reacção resultam da transformação dos reagentes.

Carlos disse...

Isto só prova que Deus não existe.