domingo, 31 de janeiro de 2010

Cores de uma chama

Exemplo de uma reacção de combustão no dia-a-dia.

Questões:
1- Explica porque razão a cor da combustão da vela é amarela e a cor da chama do maçarico é azul.
2- Escreve a equação de palavras da combustão completa do carbono.

12 comentários:

Maria Camilo 8c disse...

A cor do lume da vela fica amarela porque não tem oxigénio suficiente para fazer uma combustão completa e a do maçarico tem.

Maria 8c21 disse...

carbono (s) + oxigenio (g) -> dioxido de carbono(g)

Manuel 8ºC disse...

1- A chama da vela é amarela, porque no interior da chama há muito pouco oxigénio e deste modo a combustão dos compostos de carbono é pouco eficiente. Assim, a fuligem de carbono não queimada fica incandescente e dá o tom amarelo à chama. Na chama do maçarico há muito oxigénio, o que leva a que a queima dos compostos de carbono seja muito eficiente. Neste caso a chama é azul, pois é a cor característica da combustão do carbono.

Composto de carbono + oxigénio --> energia + gases (+fuligem)

João.F disse...

João.F nº15 8ºc
1- Porque na vela não há oxigénio logo a chama é amarela, e no maçarico há oxigénio logo a chama é azul e a combustão é completa.
2- Carbono ¬¬+oxigénio = dioxido de carbono.

Márcia disse...

Como a vela não recebe oxigénio a cor da chama é amarela como o Maçarico tem uns boraquinhos por onde recebe oxigénio é azul

kevin 8ºc disse...

1-tem a ver com o carbono e o oxigénio.

2- Carbono(s)+oxigénio(g)->dióxido de carbono(g)

Ricardo Vicente disse...

Ricardo Vicente nº25 8ºC

1ª- As pequeníssimas porções de carbono dispersas na zona da chama da vela, quando atingem uma temperatura alta brilham com uma luz amarela. A razão dessas porções de carbono estarem a brilhar é porque não existe oxigénio suficiente para arder completamente.
O maçarico no início do tubo tem vários orifícios que permitem a mistura do oxigénio com combustível antes do início da combustão e aí o carbono queima e forma uma chama azul

2ª-carbono(sol.)+oxigénio(gas.)= dióxido de carbono(gas.)

Liliana 8ºE disse...

1- A cor da vela é amarela, porque a chama, recebe oxigénio.
A cor da chama do maçarico é azul, porque a chama, recebe carbono.

2-
Oxigénio + carbono --> Dióxido de carbono

Beatriz Gonçalves 8c6 disse...

1 - As porções de carbono brilham e "flutuam" na chama , porque não há oxigénio suficiente para se dar uma combustão completa . Então , a chama fica amarela .
No maçarico , há oríficios que permitem que o oxigénio e o carbono se misturem antes de se dar a combustão . Acontecendo isto , dá-se uma combustão completa , ficando , assim, a chama azul .

2 - carbono (g) + oxigénio (g) -> dióxido de carbono (g) + água (g)

André disse...

1- Porque a combustão na chama da vela não tem oxigénio suficiente e as partículas de carbono ficam no ar dando a cor amarelo. Na combustão do maçarico existe oxigénio para queimar o carbono suficiente o que da cor azul à chama.


2- Carbono + temperatura + oxigénio (suficiente) = Combustão (cor azul)


Carbono + temperatura + oxigénio (insuficiente) = Combustão (cor amarelo)

Cristiana 8ºC disse...

1-A cor da combustão da vela é amarela porque existe pouco oxigénio, e a cor da combustão do maçarico é azul porque este permite adicionar muito oxigénio à combustão.

2- Carbono + oxigénio > dióxido de carbono.

Patrícia Raposo disse...

Durante a combustão da vela ocorre uma reacção de combustão entre a parafina e o oxigénio do ar. Como o ar possui apenas uma pequena percentagem de oxigénio, a combustão não é completa e o carbono formado não é transformado em dióxido de carbono. O carbono formado fica incandescente e é responsável pela cor amarela da vela. Quando se utiliza o maçarico ocorre a combustão completa do gás liquefeito de petróleo (mistura de propano e butano), originando dióxido de carbono e água. Como não se forma o carbono a chama do maçarico é azul.

Combustão do carbono:
carbono(s) + oxigénio (g) → dióxido de carbono (g)